NOTÍCIAS

A semana começa com chuva e queda nas temperaturas

13/05/2024 14:01 A semana começa com chuva e queda nas temperaturas

O primeiro frio intenso do ano está previsto para esta terça (14) e quarta-feira (15) em SC.

Nesta segunda-feira (13), o avanço de uma frente fria por Santa Catarina mantém o tempo nublado e com condição para chuva em todas as regiões. Não se descarta o risco para chuva intensa em curto espaço de tempo, sobretudo entre tarde e noite.

Além da chuva, entre esta segunda-feira (13) e a noite da terça-feira (14), a presença de um ciclone extratropical em alto mar provoca agitação marítima e rajadas de vento na costa catarinense. As ondas variam entre 2m e 2,5m com picos de 3m, e o vento sopra de sul no litoral e áreas próximas, com rajadas entre 50 e 70 km/h. Mar agitado com risco à navegação e alagamentos costeiros.

Entre a terça (14) e a quarta-feira (15), uma massa de ar frio avança sobre Santa Catarina. O amanhecer desta terça-feira (14) já será com temperaturas baixas. Ao longo do dia, a massa de ar frio avança por todo o estado, com temperaturas que não ultrapassam os 20°C em Itajaí.

Na quarta-feira (15), o frio chega em todas as regiões catarinenses, com temperaturas entre 12°C e 16°C no Litoral Norte e Vale do Itajaí.

As baixas temperaturas combinadas com ventos persistentes no litoral mantêm a sensação de frio ainda maior, principalmente nas áreas próximas à costa.

RECOMENDAÇÕES

Para os dias mais frios, mantenha-se agasalhado e em locais abrigados do vento e do frio. Atenção especial para idosos, crianças, enfermos, pessoas em situação de vulnerabilidade social e animais domésticos.

No caso de alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Fique atento à rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.

Durante temporais, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água.

Em caso de agitação marítima, deve-se evitar atividades de navegação, pesca e de esportes náuticos.

A Defesa Civil de Itajaí reitera a necessidade de acompanhar os boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão em AVISOS E ALERTAS no site:http:// http:// https://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais.

 

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

Fonte: DC/SC

Download das fotos em alta resolução

Aguarde