NOTÍCIAS

Massa de ar Polar vai derrubar as temperaturas

16/05/2022 15:07 Massa de ar Polar vai derrubar as temperaturas

Uma massa de ar polar entrará pelo interior do estado trazendo frio intenso. Será uma semana de madrugada e manhãs geladas.

 Na terça-feira um ciclone extratropical se deslocará juntamente com uma frente fria, passando aqui, na quarta-feira. Nesse deslocamento teremos aumento da intensidade dos ventos com rajadas fortes. Esse mesmo ciclone deixará o mar agitado, e assim chance de ressaca e alagamentos pontuais. Depois a presença da circulação marítima provocada pela massa de ar polar.

A terça-feira será ensolarada. Na quarta-feira com o deslocamento de uma nova frente fria teremos a presença maior de nuvens com chuva isolada. Entre quinta e domingo bons períodos de sol. Chance de chuva isolada na madrugada de quinta-feira.

Semana de frio nas madrugadas e inícios de manhã e tardes com temperaturas mais amenas. As temperaturas mínimas ficarão na maioria dos dias entre 9/11°C e máximas entre 18/22°C. A terça-feira será mais fria com mínima entre 7/9°C.

Predomínio do vento das direções de oeste e sudoeste até sexta-feira. A intensidade ficará entre calmaria e vento moderado. Rajadas fortes para terça, quarta e quinta-feira (entre 40-75 km/h). No fim de semana ventos entre noroeste e nordeste.

Ressaca, Maré alta e Alagamentos Costeiros:

Previsão: Alagamentos e estreitamento da faixa de areia nas praias, devido ao vento forte e persistente do quadrante sudoeste e sul, influência da lua cheia (maré de sizígia) e propagação de ondas do quadrante sul com picos de 3,5 a 5,0 m. Por causa dos ventos fortes sobre nosso litoral teremos uma maior força na ondulação, os valores mais elevados entre quarta-feira e quinta-feira (18 e 19/05).

Sistema: ciclone deslocando-se pelo litoral do RS e de SC - Restrição para embarcações de pequeno porte.

Os horários mais prováveis dos alagamentos em Itajaí coincidirão com os picos de maré alta previstos no site:  https://defesacivil.itajai.sc.gov.br/monitoramento/mares

 

 

Fonte: UNIVALI/EPAGRI

Download das fotos em alta resolução

Aguarde