05/10/2023 14:17 Defesa Civil de Itajaí alerta para alto risco de inundações graduais a partir desta sexta-feira (06)

Com previsão de chuva de maior intensidade, moradores das áreas ribeirinhas devem ficar em alerta para possíveis áreas inundadas.

Com a previsão de chuva intensa e aumento do nível dos rios a partir de sexta-feira (06), a Defesa Civil de Itajaí promoveu na manhã desta quinta-feira (05) uma reunião técnica para traçar projeções climáticas e alinhar os procedimentos estratégicos para situações de emergência. A Defesa Civil de Itajaí segue em estado de alerta e monitora 24h as condições climáticas, possíveis inundações em áreas ribeirinhas e regiões mais baixas do munícipio com históricos de inundações. Com o solo encharcado, há risco de deslizamentos em áreas de encosta do município.

Além da equipe da Defesa Civil, o encontro na sede do órgão de proteção e defesa civil contou com a presença do vice-prefeito Marcelo Sodré, da secretária de Assistência Social, Neusa Geraldi, de representantes do Legislativo, e com o apoio técnico dos oceanógrafos do grupo Acquaplan, João Thadeu de Menezes (doutorado em Geociências) e Emilio Marcelo Dolichney.

Como medida de prevenção, o órgão de proteção e segurança informa que a partir das 14h desta sexta-feira (06), será realizada abertura de um abrigo temporário localizado no bairro Cordeiros, Salão Paroquial da Igreja São Cristovão (Rua Odílio Garcia, 456 - bairro Cordeiros).

Previsão para os próximos dias

Nesta quinta-feira (05), o tempo segue instável em Itajaí, com ocorrência de chuva de fraca intensidade. Na sexta-feira (06), o tempo volta a ficar chuvoso e os acumulados variam entre 30 e 50 milímetros. Ao longo do sábado e do domingo (08) a chuva se intensifica na nossa região, com previsão de acumulados entre 100 e 150 milímetros. Por isso, há risco alto para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

“Os moradores das áreas ribeirinhas, como a parte baixa de Cordeiros, Imaruí, Murta e Santa Regina devem ficar em alerta, pois há previsão de chuva intensa no sábado e domingo e possibilidade de inundações graduais. No entanto, isso são previsões que podem sofrer alterações nos próximos dias. Nossas equipes estão com várias frentes de trabalho monitorando essa situação junto à comunidade durante 24 horas e de prontidão com o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC)”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão. Com a chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como a inclinação de postes e árvores. Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar para 199 ou 193. Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site http://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais.

COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199.