Município realiza ingresso forçado em imóvel fechado com risco para dengue

28/02/2024 14:02 Município realiza ingresso forçado em imóvel fechado com risco para dengue

Ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (28) no bairro Cordeiros.

O Município de Itajaí realizou na manhã desta quarta-feira (28) uma operação para ingresso forçado em um imóvel com risco à saúde no bairro Cordeiros. Após serem esgotadas as tratativas com o proprietário para que a equipe do Programa de Controle da Dengue realizasse a vistoria no local, foi montada uma ação para abertura do imóvel, que estava desocupado. Nestes casos, a medida é baseada nas leis 6.974/2018 (municipal) e 13.301/2016 (federal).

Na vistoria, foi constatado que o imóvel tinha alto risco para proliferação do mosquito Aedes aegypti. Foram encontrados diversos depósitos com água parada e larvas. “Ficamos perplexos com essa situação. Como uma pessoa tem imóvel e o abandona desse jeito, gerando risco de transmissão da doença para diversas pessoas”, relata Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue.

Todos os materiais que continham água e larvas foram recolhidos e o imóvel foi fechado novamente para evitar invasões. Além da Secretaria de Saúde, participaram da operação as secretarias municipais de Obras e de Segurança.

Itajaí registrou neste ano 2.465 casos prováveis da dengue. Deste total, 1.202 foram confirmados, 832 descartados e 134 são de outros municípios. Os bairros com maior transmissão da doença são: Cordeiros (651 casos), Barra do Rio (178), Cidade Nova (88), São Vicente (64), São João (48), Espinheiros (47), Dom Bosco (28), Ressacada (28), Fazenda (19) e Centro (14).