Ciclo de palestras do Defesa Civil na Escola inicia nesta segunda-feira (18)

15/09/2023 17:26 Ciclo de palestras do Defesa Civil na Escola inicia nesta segunda-feira (18)

Expectativa é contemplar mais de mil alunos até o final do ano.

O Município de Itajaí, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí, inicia nesta segunda-feira (18), mais um ciclo de palestras do projeto Defesa Civil na Escola. A iniciativa é voltada para estudantes e comunidade escolar e a expectativa é contemplar mais de mil alunos durante as 60 palestras até o final do ano. O Defesa Civil na Escola tem como objetivo alinhar a teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, criatividade e inovação contribuindo na preparação da comunidade para enfrentamento de eventos adversos na cidade.

Este é o sétimo ano de desenvolvimento do projeto, que mesmo durante a pandemia contou com participação remota nas unidades de ensino. Além disso, desde 2019, o programa foi estendido à Rede Estadual de Ensino.

Entre os assuntos abordados pela gerência de prevenção e preparação através do instrutor e agente efetivo de Proteção e Defesa Civil, Rubens Poletto Junior estão: como evitar o acúmulo de água, a importância de não jogar lixo no chão, a poluição excessiva que entope bueiros e galerias, atenção a problemas estruturais nas residências que indicam riscos de desabamento e ações e cuidados a serem tomados em caso de chuvas fortes e com raios. Além disso, o projeto também debate a percepção de riscos de desastres naturais, meio ambiente e noções de história, geografia e ciências.

As escolas municipais, estaduais e particulares interessadas em receber alguma palestra devem entrar em contato com a gerência de prevenção e preparo da Defesa Civil, através do telefone (47) 3341-6199 ou pelo e-mail dcprevencao@itajai.sc.gov.br.