Comunicação e Defesa Civil: Informações oficiais têm 2,4 milhões de visualizações

30/09/2013 17:17

Durante situações de desastres naturais, a comunicação é ferramenta fundamental para orientar a população. Prova disso, é o grande número de acessos registrados nos sites da Defesa Civil e Prefeitura de Itajaí e na página do Facebook da Prefeitura de Itajaí durante este mês de setembro, com a possibilidade de uma nova enchente afetar a cidade.

De quarta-feira (18) - quando o Município alertou sobre a previsão de chuva forte, até terça-feira (24) - quando a possibilidade de enchente foi descartada, o site da Defesa Civil de Itajaí recebeu quase 230 mil visitantes, sendo que em alguns momentos havia duas mil pessoas acessando o site simultaneamente. O link da telemetria foi o mais acessado, seguido das notícias. Já o site da Prefeitura de Itajaí teve quase 30 mil acessos. Domingo (22), foi o dia com o maior número de visitantes, totalizando 10.174 internautas visualizando a página.

O Facebook da Prefeitura de Itajaí, neste mesmo período, ganhou 3.700 novos fãs, representando um aumento de mais de 30% de cidadãos que acompanharam as informações através do perfil oficial do Município. A medição geral de audiência de todos os conteúdos publicados registrou 2,4 milhões de visualizações de páginas (pageviews). O dia com o maior número de pageviews foi o domingo (22), com 1,2 milhão.

Além disso, 418 mil usuários da rede social visualizaram algum conteúdo do Facebook oficial da Prefeitura Municipal de Itajaí neste período e outras 18 mil pessoas interagiram diretamente com as informações e comunicações feitas pela Prefeitura (curtindo, compartilhando ou comentando), gerando mais de 34 mil interações diretas.

O post que teve o maior alcance foi o informe da Defesa Civil sobre o estado de alerta e possibilidade do risco real de enchente (36,4 mil). O post com maior engajamento foi o que listava as ruas alagadas, que era atualizado com informes da Defesa Civil e colaboração dos próprios cidadãos (35,6%). O Mural recebeu 218 postagens feitas por usuários, com mensagens diversas durante o período das chuvas.

“Cada vez mais está comprovada a importância das mídias sociais como instrumento de informação, inclusive no poder público. A interação que ela proporciona, a velocidade e o alcance, são imensos e de grande importância para a comunicação com a sociedade”, destaca o Secretário de Comunicação, Murilo José.

Informações Adicionais:

Murilo José da Conceição – Secretário de Comunicação: 3341-6102