X Fórum Nacional de Defesa Civil: Experiência de Itajaí será apresentada durante encontro em Joinville

25/09/2013 10:25

Começou nesta quarta-feira (25) e segue até sexta-feira (27), em Joinville, o X Fórum Nacional de Defesa Civil promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Com o tema "Há uma década fazendo da informação uma forma de proteção" o fórum é um evento de abrangência nacional que visa reunir coordenadores municipais e estaduais de Proteção e Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção e mitigação de desastres.

Itajaí, que nos últimos anos está se destacando no cenário nacional de Defesa Civil, irá apresentar a experiência do município na realização de Exercícios Simulados de Preparação para Desastres. A apresentação será ministrada pelo Coordenador Regional de Defesa Civil de Itajaí, Eliezer Cardoso, e pelo Gerente de Prevenção e Preparação, Raphael Catarina, nesta quinta-feira (26), das 11h30 às 13h, no auditório Tulipa do Complexo Expoville.

O primeiro simulado realizado pela Defesa Civil de Itajaí foi em outubro de 2012 com a comunidade do Limoeiro e reuniu cerca de 120 pessoas. Em dezembro, foi a vez de mais 100 moradores da Vila da Paz participarem do exercício que contou com a participação de bombeiros, polícia militar, jipe clube, exército, Codetran e representantes da Defesa Civil Nacional.

Já em 2013, os simulados foram realizados em três escolas municipais mobilizando quase 1.000 alunos e comunidade escolar. Além disso, a Defesa Civil de Itajaí realizou simulado de enchente reunindo órgãos de prestação de socorro como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Codetran, Semasa, Celesc e Secretaria de Obras e também simulado via rádio em parceria com a RENER – Rede Nacional de Emergência de Radioamadores.

Informações Adicionais:
Defesa Civil de Itajaí: 3341-6199