BOLETINS METEOROLÓGICOS

Atenção Meteorológica 13/04/24

13/04/2024 10:24

Desde a madrugada da sexta-feira dia (12), chuvas expressivas vêm sendo registradas no litoral catarinense, que até o momento variaram entre 40 e 100 mm, com pontuais acima – como Praia Grande, onde foram registrados 194 mm nas últimas 48h. Esta condição de chuva persistente e por vezes intensa se mantém ao longo do final de semana em todo o litoral e parte do Vale do Itajaí, resultado da combinação da circulação marítima e instabilidades na atmosfera.

Ainda são esperados volumes entre 50 e 100 mm nas áreas em laranja e entre 30 e 50 mm nas áreas em amarelo até o domingo (14), com pontuais acima destes valores em ambas as áreas.  O risco é alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas nas áreas em laranja do mapa e moderado nas áreas em amarelo.


 A tendência indica que o tempo permaneça chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo sul do Brasil, provocando chuva e temporais em todas as regiões catarinenses. Reiteramos a necessidade de acompanhar diariamente as atualizações das notas, Avisos e Alertas emitidos pela SDC e demais órgãos oficiais de meteorologia.


 Recomendações:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.

Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
Ao observar estalos em regiões de encosta, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra, rocha, trincas em paredes, solo e inclinação de postes, árvores e muros próximos às suas residências. Nestes casos, a família deve sair de sua residência, procurar um local seguro e ligar para 199 ou 193.

A Defesa Civil de Itajaí reitera a necessidade de acompanhar os boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão em AVISOS E ALERTAS no site:http:// https://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais. 

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

 

Fonte: DC/SC

Aguarde