BOLETINS METEOROLÓGICOS

Atenção Meteorológica 11/04/24

11/04/2024 13:22

A partir desta quinta-feira (11), a circulação marítima causada pela combinação de um sistema de alta pressão no oceano e instabilidades atmosféricas provocam chuvas persistentes e volumosas no litoral catarinense, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Nas áreas em laranja do mapa, são esperados de 200 a 300 mm até o domingo (14), com pontuais que podem superar os 350 mm e sendo a sexta-feira e o sábado os dias mais críticos. Nas áreas em amarelo (Itajaí), os volumes devem ficar entre 70 e 150 mm até o domingo (14), pontualmente podendo chegar aos 200 mm. O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas nas áreas em laranja do mapa, moderado nas área em amarelo e baixo nas áreas em verde.

A previsão é de que o tempo siga chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira, quando uma frente fria avança pelo sul do Brasil provocando chuva em todas as regiões catarinenses. 

Recomendações:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.
Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro.

A Defesa Civil de Itajaí reitera a necessidade de acompanhar os boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão em AVISOS E ALERTAS no site:http:// https://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais. 

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

Fonte: DC/SC

Aguarde