NOTÍCIAS

NOTA METEOROLÓGICA

10/04/2024 14:17 NOTA METEOROLÓGICA

Circulação marítima promete dias com chuva frequente e persistente.

A partir da madrugada de quinta-feira (11), a circulação marítima (que traz umidade do mar para o continente) começa a influenciar o tempo no Litoral Sul. A partir da tarde, esta influência se estende para a Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, resultando em chuva persistente nestas áreas. O risco é baixo a moderado para alagamentos. No Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, há previsão de temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa entre a tarde e à noite, com risco baixo a moderado para ocorrência de alagamentos pontuais. 

Entre sexta-feira (12) e sábado (13), a circulação marítima é reforçada por outras instabilidades na atmosfera e, por isso, a chuva se mantém persistente no Litoral e áreas próximas. Cabe destacar que, além da persistência da chuva, em alguns momentos ela pode ocorrer com forte intensidade, trazendo risco moderado para deslizamentos e risco alto para alagamentos, além da possibilidade de elevação nos níveis de cursos d’água menores, como riachos e ribeirões, podendo ocorrer extravasamentos. Já entre o Grande Oeste e os Planaltos, o tempo permanece com predomínio da nebulosidade e de chuva intercalada com períodos de melhoria ao longo de todo o dia.

A tendência é que no domingo (14) e no início da próxima semana, a circulação marítima siga atuando sobre o leste catarinense, mantendo o céu encoberto e com chuva persistente no litoral e áreas próximas. A circulação marítima perde força a partir de terça-feira (16), após a passagem de uma frente fria por Santa Catarina.

Destaca-se que, por ser um evento de chuva e persistente, os possíveis riscos para alagamentos, deslizamentos e enxurradas vão se elevando com o passar dos dias. Fonte: DC/SC.

Recomendações:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.
Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro.

A Defesa Civil de Itajaí reitera a necessidade de acompanhar os boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão em AVISOS E ALERTAS no site:http:// https://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais. 

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

Download das fotos em alta resolução

Aguarde