Itajaí decreta situação de emergência para enfrentamento à epidemia de dengue

23/02/2024 14:16 Itajaí decreta situação de emergência para enfrentamento à epidemia de dengue

Documento foi assinado pelo prefeito Volnei Morastoni e tem validade de 90 dias.

O Município de Itajaí decretou situação de emergência em saúde pública para enfrentamento à epidemia de dengue na cidade. O decreto, assinado pelo prefeito Volnei Morastoni na quinta-feira (22), determina a execução de ações necessárias para combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti e o tratamento adequado aos pacientes com a doença. A situação de emergência tem validade de 90 dias e pode ser prorrogada.

Através do decreto, o prefeito determinou que a Secretaria Municipal de Obras realize a limpeza emergencial e imediata de terrenos baldios e imóveis abandonados com risco para dengue. Também autoriza a Secretaria de Saúde de Itajaí, quando necessário, a designar agentes para o ingresso forçado em casas fechadas ou abandonadas, cujos proprietários não atenderem a solicitação do Município, para eliminação de criadouros do mosquito transmissor, conforme lei 6.974/2018.

“Estamos enfrentando uma nova epidemia de dengue, desta vez com maior gravidade e num cenário diferente do que geralmente ocorre. Por isso, determinei o apoio de todas as secretarias municipais para realizar as ações de combate. No decreto, também autorizo a Secretaria de Saúde a requisitar pessoal e equipamentos dos demais órgãos do município para execução de ações de prevenção e a oferta de tratamento adequado aos itajaienses que forem acometidos pela doença”, afirma o prefeito Volnei Morastoni.

Itajaí registrou 798 casos confirmados e um óbito por dengue em 2024. Ao todo, já foram realizadas 3.023 notificações na cidade até esta sexta (23). Deste total, 2.363 são casos prováveis, 570 foram descartados e 90 são de outros municípios. Os bairros mais afetados são Cordeiros (428 casos), Barra do Rio (120), Cidade Nova (63), São Vicente (41), São João (31) e Espinheiros (30).

Centro de triagem

Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Volnei Morastoni conduziu uma reunião de avaliação da situação da dengue no município e determinou novas ações de controle e prevenção. A principal delas é a montagem de um Centro de Triagem de pacientes com suspeita da doença. A medida visa desafogar a alta demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. Somente em fevereiro, as estruturas realizaram mais de 28 mil atendimentos médicos, sendo 19.209 na UPA CIS e 8.944 na UPA de Cordeiros.

Em princípio, o Centro de Triagem deve ficar localizado no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente, e será referência para pacientes com sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor intensa no corpo, diarreia, vômito ou manchas pelo corpo. A intenção é que os pacientes que passarem pelo local recebam um encaminhamento ágil para realizar os exames de diagnóstico necessários, bem como tratamento e hidratação a fim de evitar o agravamento da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar todos os trâmites para execução do Centro de Triagem o mais breve possível. Ainda não há prazo para ativação do espaço.

DEFESA CIVIL DE ITAJAÍ Telefones: 199 / 3341-6199