BOLETINS METEOROLÓGICOS

Observação Meteorológica 19/02/24

19/02/2024 14:47

No decorrer da segunda-feira (19), desde o período da manhã, já há condições para chuva e temporais isolados no Grande Oeste, que intensificam e e estendem para o restante do estado no decorrer da tarde e da noite. Associado aos temporais são esperados chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, sobretudo do Extremo Oeste ao Litoral Norte do estado, atingindo também todo o Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis. O risco é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais. As chuvas ocorrem devido a combinação de calor e umidade, intensificada pela formação de um novo VCAN (Vórtice Ciclônico em Alto Níveis) na média atmosfera.

A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199