BOLETINS METEOROLÓGICOS

Atenção Onda de Calor 11/02/24

11/02/2024 08:33

A onda de calor que atinge Santa Catarina há vários dias permanece atuando no estado até a terça-feira (13). Este padrão deve ser quebrado na quarta-feira (14) com a passagem de uma frente fria, que vai se deslocar pelo mar mantendo uma maior cobertura de nuvens e trazendo condições para chuva, especialmente nas áreas do centro-leste do estado.

Neste domingo (11), as temperaturas máximas ficam na casa dos 36°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. No Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis, as máximas variam entre 31°C e 34°C.

Na segunda-feira (12), a onda de calor deve atingir seu pico no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, onde as máximas podem chegar até superar os 38°C em alguns municípios. Nestas regiões, a frente fria já deve chegar na terça (13) pela manhã, e a nebulosidade e chuva a ela associada fazem com que as temperaturas decaiam em relação à segunda (12), com máximas previstas entre 32°C e 34°C.

Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, tanto a segunda (12) quanto a terça-feira (13) serão dias de calor intenso. Na segunda (13), as máximas variam entre 36°C e 39°C, podendo chegar aos 40°C am alguns municípios do Médio Vale do Itajaí. Na terça-feira (13), a massa de ar quente combinada à situação pré-frontal faz com que as temperaturas se elevem ainda mais nestas regiões, podendo superar os 40°C em cidades do Vale do Itajaí e do Litoral Norte.

O Risco é ALTO nas áreas em laranja para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. Nas áreas em amarelo o risco é MODERADO. A Secretaria de Defesa Civil de SC recomenda que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.

 

Fonte: DC/SC

Aguarde