NOTÍCIAS

Defesa Civil de Itajaí instala novo ponto de telemetria na região da Murta

30/01/2024 17:11 Defesa Civil de Itajaí instala novo ponto de telemetria na região da Murta

Equipamento auxiliará no monitoramento do bairro e da parte baixa de Cordeiros.

Nesta terça-feira (30), a Defesa Civil de Itajaí finalizou a instalação de mais um ponto de telemetria no município. O equipamento auxiliará no monitoramento do nível do Ribeirão da Murta, assim como no registro do volume de chuva na região do bairro Murta e da parte baixa do Cordeiros, onde ainda não havia o cadastro destas informações. Com a medida, o órgão de proteção garante o monitoramento em tempo real e disponibiliza os dados aos moradores através do site da Defesa Civil de Itajaí.

Ao todo, o Município de Itajaí possui nove pontos de telemetria e mais uma estação meteorológica distribuídos pela cidade. As ferramentas de telemetria permitem realizar a medição do volume de chuva e nível do rio. Enquanto a estação meteorológica auxilia no registro de informações como umidade, temperatura, sensação térmica, direção do vento, velocidade do vento, radiação solar e ultravioleta, evaporação e barômetro.

Estes dados são de extrema importância para a Defesa Civil de Itajaí poder traçar estratégias em períodos de cheias, enxurradas, entre outros eventos meteorológicos. O órgão acompanha as informações geradas pelo sistema de telemetria através da sala de monitoramento.

O novo ponto de telemetria fica localizado próximo à Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na ponte da rua Lídia Puel Peixer, no bairro Murta. No local, há uma placa com QR Code que direciona o morador para o site da Civil para consultar as informações de monitoramento. A tecnologia será estendida, em breve, para os demais pontos de telemetria do município.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde