NOTÍCIAS

A chuva continuará no fim de semana em Itajaí

26/01/2024 14:01 A chuva continuará no fim de semana em Itajaí

A partir de domingo (28), o sol aparece mais e a temperatura sobe.

O tempo permanece instável nesta sexta-feira (26) e no final de semana em Itajaí e região. A circulação marítima e áreas de instabilidade pontuais continuarão nos próximos dias. A diferença em relação aos últimos dias são maiores aberturas de sol, intercalando com momentos de céu encoberto.

Neste período, são esperados volumes elevados no leste catarinense (Itajaí), entre 50 e 70 mm, podendo superar os 100 mm nas áreas em laranja do mapa abaixo.

O risco para deslizamentos permanece alto, sobretudo nas áreas do Litoral Norte. Há risco para danos associados a temporais isolados e pancadas de chuva, como alagamentos pontuais.

As temperaturas mínimas ficarão entre 17°C e 19°C, e as máximas entre 25°C e 27°C em Itajaí para este final de semana. O domingo (28), será mais quente, em torno de 30°C.

Vento de sudeste persistirá até sábado (27). No domingo (28), iniciará com sudoeste e depois mudará para nordeste. A intensidade ficará entre fraca e moderada, com rajadas superiores a 40 km/h.

Em nossas praias, as ondas variarão entre leste e sudeste, com séries de até 1,5 metros, podendo ocorrer algumas séries maiores.

É sempre importante lembrar que: em caso de chuva intensa, jamais transite em áreas alagadas, atenção redobrada com crianças próximo a rios e ribeirões e não atravesse pontes submersas. Fique atento a qualquer sinal de movimento de terra próximo a sua residência.
Ao longo dos próximos dias, pelo menos até sábado (27), teremos a atuação de baixa pressão no oceano. As áreas litorâneas ainda serão influenciadas pela Maré Astronômica, que estará alta nesse período, com chance de alagamentos costeiros, como mostra a figura abaixo.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que deve ser acompanhada diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado, e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

A Defesa Civil de Itajaí reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão. Com a chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como à inclinação de postes e árvores. Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar para 199 ou 193. Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site:http:// http://defesacivil.itajai.sc.gov.br em avisos e alertas e também pelas mídias sociais.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

 

Fonte: Fontes: Univali/DCSC.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde