NOTÍCIAS

Semana úmida com chuva frequente em Itajaí

22/01/2024 14:27 Semana úmida com chuva frequente em Itajaí

Previsão de significativos volumes de chuva.

Para esta semana, teremos a continuação da circulação marítima associada a áreas de instabilidade pontuais. Assim, prevê-se uma semana com tempo instável e um bom volume de chuva, estão previstos acumulados entre 150 e 200 mm, com pontuais que podem superar estes valores no Vale do Itajaí.

A previsão é de chuva diária com o predomínio das nuvens, algumas aberturas de sol e trovoadas isoladas em Itajaí e região. Teremos temperaturas mais amenas, entre 18°C e 26°C.

Atenção: Não se descarta o risco de tempestades em curto período, que podem resultar em enxurradas, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, destelhamentos, alagamentos pontuais e deslizamentos. Moradores de áreas de encosta devem ficar atentos a qualquer movimento de terra devido ao solo estar encharcado.

O vento de sudeste terá maior frequência até sexta-feira (26). A intensidade ficará entre fraca e moderada, com rajadas mais fortes superiores a 40 km/h nos momentos de temporais.

Nas nossas praias, ondas variando entre leste e sudeste com séries de até 1,5 metros.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que deve ser acompanhada diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado, e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

A Defesa Civil de Itajaí reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão. Com a chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como à inclinação de postes e árvores. Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar para 199 ou 193. Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site: http://defesacivil.itajai.sc.gov.br em avisos e alertas e também pelas mídias sociais. 

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

 

Fonte: UNIVALI / Sala de Monitoramento e Alerta 24h DC.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde