NOTÍCIAS

O verão começou às 00h27min desta sexta-feira, 22 de dezembro

21/12/2023 14:58 O verão começou às 00h27min desta sexta-feira, 22 de dezembro

Previsão Climática para o verão 2023/2024

O El Niño continuará influenciando o clima e tempo nos próximos meses no sul do Brasil.

 

CLIMATOLOGIA

Nesta sexta-feira (22), às 00h27, o verão inicia no Hemisfério Sul. O principal combustível para as chuvas da estação é a combinação de calor e umidade, que dá origem a pancadas de chuva e temporais com raios entre as tarde e noites. No litoral, as chuvas também ocorrem devido ao aporte de umidade do oceano para a atmosfera – a circulação marítima – que quando combinada a áreas de baixa pressão provoca episódios de chuva persistente e volumosa.

O verão é a estação do ano com maior número de ocorrências chuvas intensas, enxurradas e deslizamentos, sendo os desastres que mais impactam em termos de danos e prejuízos, número de afetados e número de mortes no Estado de Santa Catarina. Já as ocorrências associadas a tempestades severas com vendavais e granizo tendem a diminuir em relação à primavera.

A precipitação média mensal varia entre 130 e 200 mm do Extremo Oeste aos planaltos e varia de 200 a 350 mm no litoral e Vale do Itajaí. Além do calor e umidade, os ciclones extratropicais, as frentes frias e os Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) contribuem na precipitação neste período. Estes sistemas podem provocar tempestades, chuvas intensas e ventos fortes.

Alem disso, no verão são observadas as maiores temperaturas do ano e sensação térmica elevada já durante as manhãs. Nessa estação, ondas de calor com duração de vários dias são mais frequentes, geralmente associadas a baixos valores de umidade relativa do ar.

 

PREVISÃO

No verão de 2023/2024, o fenômeno El Niño seguirá ativo, mas sua influência se dará principalmente nas temperaturas, que devem ficar acima da média em todo o período.  Em termos de precipitação, o padrão médio deve ser diferente entre os meses: em janeiro as chuvas tendem a ficar dentro a abaixo do normal, já em fevereiro são esperados volumes próximos da neutralidade. Entretanto, devido à característica das chuvas de verão, pontualmente podem ser registrados altos volumes, superando a climatologia. Em março, com a transição gradativa do verão para o outono, as chuvas tendem a ficar dentro a acima da média.

 

RECOMENDAÇÕES

Em caso de temporais, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água.

Em alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Fique atento a rachadura em paredes e encontas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.

Para os dias mais quentes, a Defesa Civil recomenda manter os ambientes com temperaturas agradáveis, especialmente naqueles com pessoas idosas e enfermos, minimizar exposições diretas ao sol e exercícios físicos nos horários de pico de calor e hidratar-se regularmente. (DC/SC).

 

Verão com saúde: fique atento aos cuidados necessários na estação mais quente do ano

Confira orientações para evitar doenças e garantir sua segurança

Com a chegada do verão é preciso redobrar a atenção com a hidratação, tipos de alimentos que serão consumidos ao longo do dia e também evitar a exposição solar entre 10h e 16h. São atitudes relativamente simples, mas que fazem a diferença durante a estação mais quente do ano. A seguir listamos algumas recomendações para que todos possam aproveitar o verão com saúde e segurança.

Hidratação

Se manter hidratado é extremamente importante durante o verão. Em dias de calor intenso, quando não há o consumo de água necessário, a desidratação pode alcançar altos níveis e isso afeta diretamente a saúde.

É recomendado beber água periodicamente, não apenas quando sentir sede. Para isso, busque consumir pelo menos dois litros por dia. Alimentos como verduras e legumes, assim como sucos e frutas, também auxiliam na hidratação.

A escassez de água no corpo humano causa diversos sintomas, entre eles: fraqueza, pressão baixa, redução do volume de urina, entre outros. Em casos mais graves, o corpo pode paralisar algumas funções, com o objetivo de poupar a reserva de água. Fique atento aos sinais e, caso necessário, busque atendimento médico.

Câncer de pele

O câncer de pele é o tumor maligno mais frequente no Brasil e no mundo. Ele corresponde a 30% dos casos registrados no país. Durante o verão, é importante adotar medidas para se prevenir da doença. É indicado utilizar protetor solar antes de se expor ao sol e evitar a exposição por longos períodos, principalmente entre 10h e 16h. E, ainda, se possível, utilizar chapéus e bonés, e dar preferência a locais com sombra.

Além dos cuidados preventivos, o diagnóstico precoce do câncer aumenta as chances de cura da doença. Por isso, é muito importante estar atento aos sinais. São eles: manchas que se modificam muito rápido, alterando cor e forma, e feridas que não cicatrizam. O histórico familiar e a baixa imunidade também são fatores que aumentam a chance de desenvolver a doença.

Ao observar algum desses sintomas, é fundamental procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Em Itajaí, os pacientes são encaminhados para o serviço de teledermatologia com dermatoscópio digital, que agiliza os diagnósticos. Os médicos dermatologistas avaliam os casos e as pessoas com suspeita de câncer de pele são atendidas mais rapidamente.

Diarreia e vômito

Com a chegada do verão, também há um aumento nas doenças relacionadas à diarreia e ao vômito. É importante se prevenir para evitar as infecções do trato gastrointestinal e redobrar os cuidados com a higiene e a alimentação.

A transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa, através da ingestão de água contaminada ou alimentos que não foram devidamente lavados, guardados ou cozidos. Em casos de persistência da doença (sem sinais de melhoras após 48h), é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Lavar as mãos com frequência, consumir água tratada, evitar tomar banho em águas impróprias (fique atento à sinalização), além de verificar o prazo de validade dos alimentos e sua procedência são algumas orientações que auxiliam na prevenção dessas e outras doenças.

Em casos de dúvidas, consulte um profissional de saúde para orientação adequada de acordo com o quadro de cada pessoa. 

 

Previsão do tempo para o Natal

Os dias que antecedem o Natal serão marcados por calor, com temperaturas máximas entre 30°C e 34°C em Itajaí. A sensação térmica ultrapassará os 40°C em alguns dias, especialmente na sexta-feira (22) e domingo (24).

Nos próximos dias, não são esperadas grandes mudanças no tempo segue a sensação de calor e abafamento ao longo dos dias.

A circulação marítima com áreas de instabilidade persistirá até domingo (24). Na segunda-feira (25), uma frente fria passará por nossa região. Assim, teremos momentos com céu bastante nublado e outros com poucas nuvens. Todos os modelos indicam chuva ocasional diária, com algumas trovoadas/temporais entre as tardes e noites, condição típica de verão. Há potencial para o risco de temporais isolados, acompanhados de descargas elétricas, chuva intensa em curto espaço de tempo e rajadas momentâneas de vento forte. Em caso de emergência, ligue 199 ou 193.

O vento nordeste terá maior frequência em nosso litoral, com intensidade fraca e rajadas médias inferiores a 40 km/h, podendo superar os 50 km/h nos momentos dos temporais. Em nossas praias, predominarão as ondas de leste com até meio metro. Fontes: Univali/Sala de Monitoramento e Alerta 24h DC - Itajaí.

Atenção: O calor extremo requer cuidados com a saúde e atenção redobrada com crianças, idosos e gestantes. A massa de ar quente pode provocar mal-estar, rápida desidratação, fadiga, enjoos e até tonturas. Por isso, a orientação é que se consuma bastante água e mantenha os ambientes arejados.

Durante a tarde, ocorre a elevação acentuada da temperatura e, por isso, a população deve reforçar os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde pública. São estes: uso do protetor solar, evitar exercícios físicos no período mais crítico do dia (entre 10h e 16h), além de consumir uma alta quantidade de líquidos para evitar a desidratação. Em caso de emergência com a saúde, os moradores devem acionar o Samu pelo número 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

 

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde