Município acolhe mais de 560 pessoas em seis abrigos ativos

13/10/2023 18:17 Município acolhe mais de 560 pessoas em seis abrigos ativos

O acolhimento aos desabrigados pelas inundações é prioridade no Município de Itajaí. Para isso, foram ativados seis abrigos em cinco bairros da cidade, que ofertam colchões, cobertores, alimentação, chuveiros e itens de higiene pessoal à comunidade afetada pelas chuvas. Nestes espaços estão acolhidas um total de 562 pessoas até a tarde desta sexta-feira (13).

Os espaços estão localizados nos seguintes pontos: Salão da Igreja São Cristóvão, no Cordeiros; Salão da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente; Colégio Salesiano (com acessibilidade), no Centro; Salão da Igreja São João, no São João; Clube Tiradentes, também no bairro São João; e Salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda. Quatro destes espaços estão lotados (Salões paroquiais do Cordeiros, São Vicente e São João, e Clube Tiradentes) e os demais ainda podem receber os moradores que necessitam.

Além dos seis abrigos abertos, também foram deixados mais três locais de sobreaviso: Salão da Igreja Nossa Senhora do Carmo (K12), Salão Paroquial da Igreja São Pedro (Itaipava) e o Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (Cemespi/São João).

Centenas de servidores de diversos órgãos municipais e voluntários se revezam no atendimento aos desabrigados e contam com apoio de donativos da população. Os locais ainda contam com o suporte de equipes da Secretaria Municipal de Saúde, compostas por médicos, enfermeiros e técnicos.

“Nos abrigos, inicialmente, as equipes acolhem as pessoas que passam por esta situação difícil. Em seguida, entregam kits de higiene e limpeza, além de fornecer quatro refeições diárias e todo o suporte necessário até o momento das famílias retornarem em segurança para os seus lares”, explica a secretária de Promoção da Cidadania de Itajaí, Hilda Deola.