13/10/2023 18:15 Cerca de 180 pessoas, 50 veículos e equipamentos atendem à comunidade atingida por inundações

Itajaí conta com órgãos de segurança e frentes de apoio dedicados 24 horas ao atendimento de ocorrências relacionadas a inundações, no monitoramento da situação, limpeza e desobstrução de vias e resgate de pessoas e animais. São cerca de 180 pessoas (agentes de segurança, policiais, bombeiros, guardas e equipe de obras e agricultura), com uma média de 50 veículos e equipamentos de apoio, que atuam de forma articulada no Sistema de Comando de Operações (SCO) e em campo para atender à comunidade.

“Estas frentes e toda a articulação que está sendo feita refletem o nosso compromisso em garantirmos a segurança da população e minimizarmos os impactos causados pelas inundações. Nossas equipes estão de prontidão para atender a todos, seja com informações e monitoramento para emissão de alertas, atendimentos nos abrigos, na segurança e resgate e na recuperação da cidade”, ressalta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A Defesa Civil conta com 13 agentes, três deles no atendimento ao número 199 e os demais no monitoramento, atualização de dados e em campo. Também há voluntários na central telefônica e 20 voluntários no SCO (Centreventos), focados no recebimento de doações. O grupo trabalha com escalas de forma a ter pessoas no plantão noite e dia.

O Corpo de Bombeiros está com três caminhonetes, três botes e cerca de 20 bombeiros trabalhando diariamente. Já da Polícia Militar são 18 policiais e oito viaturas. Da Polícia Civil, calcula-se, em média, 10 policiais e há ainda oito policiais federais prestando apoio. Somado a isto está a equipe da Secretaria Municipal de Segurança Pública com uma média de 15 a 20 viaturas e aproximadamente 30 pessoas na ação. Os servidores estão distribuídos entre Comando, Grupo de Apoio Preventivo (GAP), Setor de Atendimento à Acidente de Trânsito (SAAT), Central de Operações Integradas (COI), bloqueio de acessos e no monitoramento das vias alagadas para atualização no Waze.

Na limpeza das ruas, desobstrução das vias e retirada de pessoas dos locais atingidos estão ainda 70 pessoas da Secretaria de Obras de Itajaí. O órgão atua com nove máquinas, seis caminhões truck e dois caminhões hidrojato. Da mesma forma, 20 agentes da Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana dão apoio com três tratores e três ônibus para atendimento na área rural.

O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros, explica que este é um levantamento médio do número de pessoas envolvidas no suporte à comunidade. “As equipes atuam em regime de escala, dia e noite, para que todos os cidadãos atingidos sejam acolhidos. Além destes quantitativos, temos ainda voluntários prestando apoio no Centreventos e nos abrigos”, pontua.