Defesa Civil solicita doação de itens essenciais para desabrigados

13/10/2023 12:08 Defesa Civil solicita doação de itens essenciais para desabrigados

Com os alagamentos e inundações que tem sido registrados em Itajaí nesta semana, mais de 500 pessoas estão acolhidas em cinco abrigos disponibilizados pelo Município. Para auxiliar as vítimas, a Defesa Civil precisa doações de colchões, cobertores, travesseiros, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal. Os donativos devem ser entregues no Centreventos, das 8h às 19h. Não é mais necessário a doação de roupas e calçados, apenas dos itens essenciais.

O Município de Itajaí tem atualmente cinco abrigos ativos: Salão da Igreja São Cristóvão, no bairro Cordeiros, Salão da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente, Colégio Salesiano (com acessibilidade), no Centro, Salão da Igreja São João, no São João, e Clube Tiradentes, também no bairro São João. Três destes estão lotados, sendo os salões paroquiais de Cordeiros, São Vicente e São João.

O aumento no número de desabrigados ocorreu por conta da elevação dos níveis dos rios associadas aos picos de maré. Ao todo, 109 ruas ficaram alagadas em 10 localidades e bairros da cidade.

Novo alerta
Entre as 11h e 16h desta sexta-feira (13) está previsto outro pico de maré associado à descida das águas de Blumenau e Brusque, que pode causar inundações de maiores proporções. A Defesa Civil de Itajaí faz um alerta para a população de áreas ribeiras e dos bairros Murta, parte baixa de Cordeiros, São Vicente, Nova Brasília, Bambuzal, Espinheiros/Portal, Cidade Nova, Dom Bosco, Canhanduba, Imaruí/Barra do Rio, Santa Regina, São Francisco de Assis, Salseiros e áreas rurais próximas ao Itajaí-Mirim.

De acordo com a Defesa Civil de Itajaí, a situação deve normalizar após às 16h desta sexta-feira (13), com o escoamento das águas. Porém, ainda está prevista chuva fraca e isolada em qualquer momento até sábado (14).

Fonte: SECOM/PMI