13/10/2023 09:37 Itajaí registra 109 ruas alagadas entre quinta (12) e a madrugada desta sexta (13)

Itajaí registrou um total de 109 ruas alagadas entre esta quinta-feira (12) e sexta-feira (13). As inundações foram provocadas pela elevação dos níveis dos rios associadas aos picos de maré. Ao todo, os órgãos de segurança da cidade atenderam 169 ocorrências, sendo a maioria delas para resgate de pessoas e animais durante esta madrugada.

Por conta das cheias, mais dois abrigos precisaram ser abertos nesta sexta. Neste momento, cinco locais estão ativos: Salão da Igreja São Cristóvão, no Cordeiros; Salão da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente; Colégio Salesiano (com acessibilidade), no Centro; Salão da Igreja São João, no São João; e Clube Tiradentes, também no bairro São João. Estão abrigadas nestes espaços um total de 505 pessoas e três abrigos estão lotados (Salões paroquiais do Cordeiros, São Vicente e São João).

As projeções da Defesa Civil de Itajaí de que as inundações graduais atingiriam mais áreas se confirmaram nesta madrugada. As principais regiões afetadas foram Murta, parte baixa de Cordeiros, Santa Regina, São Francisco de Assis, Barra do Rio/Imaruí e Nova Brasília. Também houve situações pontuais no Cidade Nova, Ressacada (Carvalho), Dom Bosco, São Judas, Bambuzal e no Centro (em frente ao Ferry Boat).

Mantido alerta para esta sexta

A Defesa Civil segue em situação de emergência e alerta para o risco de novas inundações graduais nesta sexta-feira. A projeção leva em conta a descida das águas de Blumenau e Brusque associada aos picos de maré no município. O alerta foi ampliado, pois há possibilidade de que mais áreas da cidade sejam afetadas nas mesmas regiões atingidas na segunda-feira (09).

As projeções técnicas alertam para uma nova possibilidade de inundações graduais entre 11h e 16h desta sexta. Neste período está previsto outro pico de maré na cidade. A tendência é de que após esses horários a situação comece a normalizar com um melhor escoamento das águas.

Os moradores de áreas ribeirinhas nas regiões da Murta, parte baixa de Cordeiros, São Vicente, Nova Brasília, Bambuzal, Espinheiros/Portal, Cidade Nova, Dom Bosco, Canhanduba, Imaruí/Barra do Rio, Santa Regina, Salseiros e áreas rurais próximas ao Itajaí-Mirim devem ficar atentos e se prevenir contra possíveis inundações. Caso necessário, as famílias podem buscar um dos abrigos ativados pelo Município com vagas disponíveis.

A população também pode contribuir com a Defesa Civil enviando fotos de áreas atingidas pelo aplicativo Conecta.í, no módulo “Ocorrência de Alagamento”.

O risco também continua alto para ocorrências como deslizamentos em áreas de encosta nas localidades de Cabeçudas, Comunidade Bem Te Vi, Fazenda, Limoeiro, Nossa Senhora das Graças, Praia Brava, Ressacada e Vila da Paz, em decorrência dos volumes de chuva registrados.

A Defesa Civil e as equipes do Município seguem monitorando a situação e de prontidão para atender a comunidade. Em caso de emergências, ligue para 199 ou 193. Atualizações sobre níveis dos rios, chuvas, marés e alertas estão disponíveis em defesacivil.itajai.sc.gov.br.