12/10/2023 13:41 Itajaí intensifica força-tarefa para auxiliar a comunidade devido às chuvas intensas

Devido às chuvas intensas das últimas horas e aumento dos níveis dos rios no feriado desta quinta-feira (12), o Município de Itajaí intensificou, nesta manhã, a força-tarefa para auxiliar a comunidade. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva na cidade foi superior a 78 milímetros.

Desde sexta-feira (06), foram registradas mais de 300 ocorrências relacionadas às chuvas. Nas últimas horas, foram realizados 10 atendimentos nos bairros Cordeiros, Espinheiros, Fazenda, Praia Brava e Murta. Entre os registros constam alagamentos, resgate de pessoas e animais, queda de poste, deslizamento de terra e deslocamento de desalojados.

O Município segue com um abrigo ativo no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, no Cordeiros. Ao todo, estão acolhidas no local 90 pessoas. O abrigo do Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente, também será ativo a partir das 15h desta quinta.

Mais cinco abrigos seguem de sobreaviso e podem ser ativados em caso de necessidade. Por meio das doações recebidas, o Município tem disponibilizado kits de higiene e produtos essenciais para auxiliar os moradores neste momento.

Além da Defesa Civil, as secretarias de Obras, Agricultura e Expansão Urbana, Guarda Municipal, Codetran, Assistência Social, Promoção da Cidadania e Instituto Itajaí Sustentável seguem com os trabalhos de suporte à população.

Estado de alerta para deslizamentos, alagamentos e inundações

A Defesa Civil de Itajaí mantém o alerta para alagamentos, deslizamentos e inundações graduais nesta quinta (12) e sexta-feira (13). O risco é alto devido ao grande volume de chuvas das últimas horas associado a elevação do nível dos rios em Blumenau e Brusque. Moradores de áreas próximas aos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, além do Ribeirão da Murta, devem ficar atentos. Aqueles que residem em áreas de encosta também precisar ter cuidado com deslizamentos por conta do solo encharcado.

O órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município e auxilia a comunidade durante 24 horas, além de vistoriar pontos de possíveis alagamentos. O Sistema de Comando de Operações da Defesa Civil também segue ativo no Centreventos para realização de projeções e alertas para as próximas horas.

Após uma madrugada de chuva persistente, é possível observar uma melhora nas condições de tempo com a entrada do vento sul. No momento, as chuvas se concentram entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte de Santa Catarina. A tendência é de enfraquecimento gradual nas próximas horas, com um período de tempo mais estável a partir de meados da tarde, com a chuva aparecendo apenas de forma isolada.

Já na sexta-feira (13), a condição de instabilidade diminui e está mantida condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. Apesar de as chuvas cessarem, o risco continua alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão. Com a chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como a inclinação de postes e árvores. Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar para 199 ou 193.

Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site http://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais do órgão de segurança e proteção.

Nível dos rios e barragens

O rio Itajaí-Mirim mais uma vez saiu da calha em Brusque, embaixo da ponte estaiada Irineu Bornhausen, no Centro, por volta das 09h30 desta quinta-feira (12). A última medição realizada ao meio-dia apontou para 6,02 metros. Já em Blumenau a medição efetuada no mesmo horário no rio Itajaí-Açu marcou 8,88 metros e a previsão é que atinja 9,60 metros às 16h desta quinta-feira.

Na noite de quarta-feira (11) as barragens de Taió e Ituporanga tiveram as comportas fechadas pela Defesa Civil de Santa Catarina. As duas estão com a capacidade máxima e vertendo. A barragem de Taió armazena o volume de 100 milhões de metros cúbicos de água. Já Ituporanga suporta 110 milhões de metros cúbicos de água.

A barragem de José Boiteux está com 71,5% da capacidade. O reservatório tem capacidade de armazenamento de até 357 milhões de metros cúbicos de água.