Itajaí permanece em alerta para riscos de inundações graduais

11/10/2023 19:22 Itajaí permanece em alerta para riscos de inundações graduais

A Defesa Civil de Itajaí informa que continua em estado de Alerta para o risco de inundações graduais. A atenção deve ser redobrada em dois momentos: por volta das 13h de quinta-feira (12) e à 1h da madrugada de sexta-feira (13), quando estão previstos picos de maré alta. Moradores das regiões mais baixas devem ficar atentos para possíveis áreas inundadas.

Múltiplos fatores contribuem para o alerta: a alteração nos níveis dos rios em toda a região devido volume acumulado de chuva nos últimos dias nos rios Itajaí-Açu e Mirim, as barragens de Ituporanga e Taió em seus limites máximos e os picos de marés.

Apesar de neste momento os níveis dos rios estarem baixos em Itajaí, a passagem de uma frente fria nesta quinta-feira (12) reforça a instabilidade em Santa Catarina. A previsão é de chuva persistente e, por vezes intensa, em todo o Estado. A expectativa é de acumulados entre 70 e 100 mm. De forma pontual, os valores podem ultrapassar os 100 mm.

Equipes em alerta
Nesta quarta-feira (11), as famílias que ocupam os quatro abrigos ativados no município iniciaram o regresso para casa. Por meio das doações recebidas, o Município disponibilizou kits de higiene e produtos essenciais para auxiliar os moradores neste momento após as inundações. Apenas o abrigo do salão paroquial da igreja São Cristóvão, no bairro Cordeiros, continua com pessoas abrigadas. O local seguirá ativo para atender a população e de plantão caso ocorra qualquer emergência nos próximos dias em função das chuvas e alterações nos níveis dos rios.

O Sistema de Comando de Operações (SCO), montado no Centreventos, segue com toda a estrutura ativa e monitorando as previsões do tempo para os próximos dias.

Fonte: Secom