Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri

09/10/2023 15:56 Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram nesta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para a semana de 09 a 13 de outubro de 2023.

A última semana foi marcada por dois períodos de chuva volumosa no estado: o primeiro entre terça (03) e quarta-feira (04) e o segundo entre sábado (07) e domingo (08). Ao longo destes dias, a precipitação ficou acima de 300 mm em algumas cidades do Meio-Oeste e do Vale do Itajaí, com registro de ocorrências de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais em diversas cidades de Santa Catarina.

Entre a segunda (09) e a terça-feira (10) o tempo firme predomina em boa parte de Santa Catarina, com maior nebulosidade no litoral, onde ocorre chuva isolada. Em função dos acumulados de precipitação dos últimos dias, o risco de deslizamentos continua alto a muito alto nas áreas litorâneas, Planaltos e no Vale do Itajaí. No Grande Oeste o risco é moderado.

Na quarta (11) e na quinta-feira (12), uma nova frente fria volta a deixar o tempo instável em todo o estado. As chuvas devem avançar pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul entre a manhã e a tarde de quarta (11), avançando para as demais regiões no decorrer do dia e se mantendo ao longo da quinta (12). Há condições para temporais localizados em SC, principalmente entre o Oeste e o Norte catarinense, com chuva intensa, descargas elétricas, vendaval e queda de granizo. Os acumulados de precipitação variam de 50 a 80 mm em média em todo o estado, com pontuais que podem ultrapassar os 100 mm. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica.

Na sexta-feira (13), à medida que a frente fria se afasta, as chuvas perdem força gradualmente, mas ainda se mantêm com fraca intensidade na faixa leste e norte do estado.

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

As chuvas ocorridas durante o final de semana fizeram com que os níveis dos rios catarinenses aumentassem, atingindo níveis de emergência ao longo do domingo, nas Bacias Hidrográficas do Rio Itajaí, Rio Negro, Rio Canoas, e Rio das Antas. Durante a madrugada deste domingo, à medida que a chuva diminuiu, muitos rios em Santa Catarina entraram em estabilidade e começaram a diminuir seu nível. A seguir, destacamos as principais áreas atingidas neste evento.

Vale do Itajaí: Rio Itajaí do Oeste e Itajaí-Açu seguem em elevação gradual ao longo da noite do domingo e madrugada de segunda, devendo entrar em estabilidade ao final do dia. O Rio Itajaí do Sul já apresenta redução ao longo desta manhã, assim como o nível do Itajaí-Mirim, na região de Brusque.

Extremo Oeste e Oeste: os níveis na região estão atualmente em recessão. Em Itapiranga, o nível máximo atingido foi de 11,64 metros no dia 08/10, ultrapassando o Nível de Emergência para o município, mas atualmente segue em recessão, em nível de atenção.

Meio Oeste: os níveis da região seguem em recessão e os rios se encontram em níveis de normalidade na maior parte dos pontos monitorados com máximos atingidos no dia 04/10, com níveis de Alerta ultrapassados. Na região de Joaçaba, o rio atingiu Nível de Alerta mas já apresenta recessão.

Planalto Sul: atualmente o nível do rio Canoas segue em elevação, próximo ao nível de Emergência na região de Otacílio Costa.

Litoral Sul: os níveis na região atingiram máximos no dia 07/10, ultrapassando níveis de Emergência, e atualmente seguem em recessão, abaixo dos Níveis de Atenção e próximos à normalização.

Grande Florianópolis: os níveis da região seguem em recessão. O nível do rio Tijucas atingiu Nível de Alerta na madrugada, mas apresenta recessão próxima ao Nível de Atenção.

Planalto Norte: níveis seguem em crescimento gradual no município de Canoinhas e Rio Negrinho, ultrapassando o Nível de Emergência.

Litoral Norte: rios estáveis em Nível de Normalidade.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina

Fonte: DC/SC

O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199.

Fonte: DCSC/Epagri