Defesa Civil de Itajaí registra quase 150 ocorrências nos últimos dias

09/10/2023 15:43 Defesa Civil de Itajaí registra quase 150 ocorrências nos últimos dias

A Defesa Civil de Itajaí registrou quase 150 ocorrências de sexta-feira (06) até a manhã desta segunda-feira (09) devido aos altos volumes de chuva ocorridos em curto espaço de tempo. O órgão de proteção e segurança, com auxílio das forças de segurança e entidades municipais, atendeu somente nesta manhã cerca de 30 ocorrências entre alagamentos, inundações, desobstrução de bueiros e manutenção de buracos. O acumulado nas últimas 48 horas foi superior a 65 milímetros na cidade.

O Município segue em situação de emergência e alerta para possibilidade de inundações graduais ao longo da tarde desta segunda-feira (09), devido à constante elevação do nível dos rios na cidade. A projeção é que possam ocorrer alagamentos em função da subida da maré, a partir das 11h59 desta segunda.

Uma das principais ocorrências aconteceu no bairro Murta, quando a rua Tiradentes apresentou risco de desabamento na calçada próxima ao rio. Devido ao alagamento, ainda não foi possível realizar a avaliação da área e o perímetro foi isolado. Também foram registrados perigos de desabamentos nos bairros Fazenda e São Vicente.

Houve ainda ocorrências de alagamentos nos bairros: Barra do Rio, Centro, Cidade Nova, Cordeiros, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Salseiros, Santa Regina, São Judas, São Vicente, Murta, Portal II e Praia Brava. Mais de 50 ruas foram afetadas por inundações na cidade.

A Defesa Civil destaca a importância de estar atento diariamente aos avisos e boletins meteorológicos, pois os modelos de previsão estão sendo atualizados frequentemente. Com o solo encharcado, é fundamental que a população fique alerta em relação a movimentações de terra ou rochas nas proximidades de suas residências. Caso haja qualquer sinal, é recomendado que as famílias deixem suas casas e contatem os serviços de emergência pelo 199 ou 193.

Os boletins informativos podem ser acompanhados através do site  e também pelas mídias sociais do órgão de segurança e proteção e da Prefeitura de Itajaí. A geolocalização dos abrigos e informações das chuvas e níveis dos rios também está disponível no app Conecta.í.

Situação dos abrigos no município

Até este momento, quatro abrigos seguem ativados na cidade: Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão (rua Odílio Garcia, nº 445, bairro Cordeiros), Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo (rua Estefano José Vanolli, nº 1029, bairro São Vicente), Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI) (rua José Pereira Liberato, nº 1398, bairro São João), um abrigo com acessibilidade para pessoas com deficiência, e Salão Paroquial da Igreja do São João (Rua Doutor Pedro Rangel, 154, São João).

Os três primeiros locais atingiram a sua capacidade máxima e há vagas apenas no abrigo do Salão Paroquial da Igreja do São João. Ao todo, 361 pessoas estão acolhidas.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (09), a aproximação de um sistema de alta pressão pelo Rio Grande do Sul favorece a melhora gradativa das condições do tempo em Santa Catarina. No litoral, a oferta de umidade do oceano para o continente favorece maior cobertura de nuvens com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. O risco ainda é alto para ocorrências como deslizamentos, em decorrência dos volumes de chuva registrados nos dias anteriores. As temperaturas se mantêm amenas e o mar fica pouco agitado com ondas de sudeste/leste entre 1,3 e 1,8 m.

Na terça-feira (10), a circulação marítima mantém maior cobertura de nuvens e há condição para chuvas fracas passageiras. O risco é alto para deslizamentos devido à água presente no solo. Já na quarta-feira (11), a circulação marítima mantém maior cobertura de nuvens e há condição para chuvas fracas passageiras. A chance continua alta para deslizamentos devido à água presente no solo.

Na quinta-feira (12), os temporais, associados a formação e passagem de uma frente fria por Santa Catarina seguem ocorrendo e avançam em direção ao nordeste e norte do estado, especialmente entre a madrugada e o período da manhã, persistindo durante o restante do dia. Há condição para chuva forte a volumosa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e deslizamentos.

Fonte: SECOM/PMI