NOTÍCIAS

Município de Itajaí implanta Gabinete de Crise

20/12/2022 17:05 Município de Itajaí implanta Gabinete de Crise

Medida foi tomada devido às fortes chuvas na cidade

O Município de Itajaí instalou um Gabinete de Crise nesta terça-feira (20), devido às fortes chuvas que atingem a cidade nos últimos dias. A medida tem como objetivo realizar um grande trabalho de integração entre as secretarias, o gabinete e as autoridades municipais, em conjunto com entidades e forças de segurança, para auxiliar a comunidade atingida.

A estrutura é composta pelo Gabinete do Prefeito, Defesa Civil, Procuradoria Geral, Secretaria de Obras, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil Estadual, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Governo, Assistência Social, Secretaria de Comunicação e entidades voluntárias. A ação é coordenada pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, com o objetivo de promover a cooperação entre os órgãos municipais nos plantões.

“Esse trabalho conjunto, em cooperação, busca otimizar os serviços de assistência prestados à comunidade nesse momento e também no pós, depois que as águas baixarem, até que toda a situação seja resolvida”, destaca o prefeito.

 

Semasa avalia impactos da chuva no sistema de abastecimento de água

É essencial que a população colabore economizando água, o que vai contribuir para manter os reservatórios em níveis seguros e prevenir preocupações extras neste momento

As equipes do Semasa Itajaí estão distribuídas pelas unidades em diversas regiões do município, nesta terça-feira (20), dedicadas à avaliação de impactos e minimização de possíveis danos causados pelo grande volume de chuvas das últimas 24 horas. Pela análise inicial, os dois maiores desafios que se apresentam são a elevação da turbidez no Rio Itajaí-mirim, no ponto de captação de água bruta, e a intermitência no fornecimento de energia elétrica. É essencial que a população colabore economizando água, o que vai contribuir para manter os reservatórios em níveis seguros e prevenir preocupações extras neste momento em que todos os esforços estão concentrados na mitigação de riscos.

O entorno da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque gerou diversas demandas desde a noite de ontem, tendo sido necessário trabalhar em conjunto com a Defesa Civil na liberação de acessos, para a continuidade da produção de água potável. A instabilidade na rede elétrica tem exigido uso intensivo de geradores, que precisam ser continuamente reabastecidos com diesel.

O Semasa não possui indicações de que haja baixa pressão ou falta de água em Itajaí neste momento devido especificamente aos eventos climáticos recentes. Apenas duas ocorrências de falta d’água foram registradas junto ao setor de atendimento nesta manhã, sendo uma Dom Bosco e outra na Fazenda, o que parece inicialmente indicar casos isolados.

Atendimento presencial suspenso

O atendimento presencial, na rua Heitor Liberato 1.189, foi suspenso devido à dificuldade de tráfego em toda a região. A autarquia orienta os consumidores para que utilizem os canais telefônicos e online, 24 horas pelo 0800 645 0195, 115 ou 3344 9000 ou ainda no WhatsApp e Telegram pelo (47) 99261-3492. No site semasaitajai.com.br é possível retirar a segunda via da fatura.

 

Chuvas comprometem prestação de serviço nas áreas da saúde e da educação do Município

26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sem atendimento e unidades de ensino ficarão fechadas na tarde desta terça-feira (20)

Em função da chuva persistente e volumosa registrada em Itajaí nas últimas horas, a prestação de serviço nas áreas da saúde e da educação do Município estão comprometidas na manhã desta terça-feira (20). Das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 26 estão fechadas, seja por conta de alagamentos, que comprometem os atendimentos na localidade, ou por ausência de funcionários, que não conseguiram chegar até o local de trabalho. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) CIS e Cordeiros, os atendimento seguem normais.

"Esperamos que as águas baixem o quanto antes, para podermos voltar com os atendimentos. Salientamos que estamos à disposição da população para quaisquer esclarecimentos e que, em caso de emergência, o serviço do SAMU (192) poderá ser acionado", informou o secretário de saúde, Emerson Duarte.

Nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, as atividades estão suspensas na tarde desta terça-feira (20). As aulas nos Centros de Educação Infantil (CEIS) do Município encerraram no dia 14 de dezembro, no entanto, o expediente seguia somente com o corpo administrativo e de professores. Na maioria das escolas de nível fundamental, as aulas também já haviam encerrado na semana passada, no entanto 11, das 41 unidades ainda realizariam avaliações nesta terça-feira (20), que deverão ser reagendadas pela direção das escolas, junto às famílias dos estudantes. As unidades que ficaram com pendência nas avaliações são: Pedro Rizzi, Pedro Padre Baron, João Paulo, Mansueto Très, Rosa Heleno, Elisa Orsi, João Duarte, Judith Duarte, Inês Christofollini de Freitas e José Medeiros.

"Nossos atendimentos em todas unidades de ensino do Município seguiriam até esta quarta-feira (21), mas em virtude das fortes chuvas, precisamos suspender as atividades na tarde desta terça-feira. Vale salientar que todos os CEIS já haviam encerrado os atendimentos com os alunos na semana passada, bem como a maioria das escolas de nível fundamental. A partir do fim da tarde de hoje, vamos analisar a situação, para informar a toda população sobre como ficará a situação para os próximos dias, bem como a execução das avaliações que ficaram pendentes em algumas escolas", destacou a secretária de educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.

Atos convocatórios da educação também estão suspensos
Os 2º e 3º Atos Convocatórios do Processo Seletivo para professores ACTs, previstos para esta terça (20) e quarta-feira (21) também foram suspensos pelo Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação, em virtude das fortes chuvas que atingem a regiao. O DGP informará as novas datas, assim que a situação se normalizar.

Caminhão do peixe e Balcão de empregos sem atendimento ao público
Em decorrência das fortes chuvas na região e, consequentemente, os transtornos vivenciados pela população, o Balcão de Empregos e o Caminhão do Peixe estão sem atendimento presencial nesta terça-feira (20).

Confira o panorama da situação de funcionamento dos serviços de saúde do Município (atualização às 11h25)
Unidades Básicas de Saúde
PRAIA BRAVA - fechada
FAZENDA I - fechada
FAZENDA II - fechada
CENTRO VILA - reduzido
NSG - fechada
SÃO JUDAS II - reduzido
SÃO JOAO I - atendimento normal
SÃO JOAO II - fechada
CIDADE NOVA I - fechada
CIDADE NOVA II - fechada
PROMORAR II - fechada
SÃO VICENTE - fechada
RIO BONITO - fechada
BAMBUZAL - fechada
CORDEIROS - reduzido
VOTORANTIM - fechada
MURTA - reduzida
JARDIM ESPERANÇA - fechada
SALSEIROS - fechada
ESPINHEIROS - fechada
SÃO ROQUE - fechada
PORTAL II - fechada
SÃO FRANCISCO - fechada
SANTA REGINA - fechada
ITAIPAVA - reduzido
SÃO PEDRO - fechada
CANHANDUBA - fechada
PARQUE AGRICULTOR - fechada
BRILHANTE - fechada
LIMOEIRO - fechada
IMARUÍ - fechada
COSTA CAVALCANTE - fechada

Centro de Especialidades Odontolígicas (CEO) - reduzido
CRESCEM - reduzido
CAPS i - fechado
CAPS II - fechado
CAPS AD - fechado
CMR SÃO JUDAS - reduzido
CTEA - fechado
UAME - fechado
CEPICS - fechado
SAMU - atendimento normal
UPA CIS - atendimento normal
UPA CORDEIROS - atendimento normal
FARMÁCIA MUNICIPAL - reduzido
LABORATÓRIO MUNICIPAL - reduzido
DVE - reduzido de servidores (atendimento normal)
CEREDI - reduzido (atendendo somente farmácia e Urgência de PEP)
CONSULTÓRIO NA RUA - equipe completa, mas atendimento reduzido
SAM (almoxarifado) - fechado.

 

Trânsito interrompido no caminho para Cabeçudas e na rua Jacob Ardigó no Dom Bosco

Ocorrências são atendidas e situação seguem em monitoramento nesta terça-feira (20)

O caminho para o bairro Cabeçudas está fechado no trecho entre a AABB até a rotatória dos Molhes, em Itajaí. O trânsito na Rua Jacob Ardigó, no bairro Dom Bosco, esquina com a rua Angelo Rodi, também está fechado. A Codetran interditou os trechos por questões de segurança, nesta terça-feira (20).

Desde a madrugada, a Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Codetran e da Guarda Municipal, monitora a situação e está agindo em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Obras. Foram registrados vários pontos de alagamento no município, problemas em semáforos e ocorrências pontuais que estão sendo atendidas pelas equipes. Os trechos próximos da entrada e saída da cidade estão liberados.

 

Horários e itinerários do transporte público de Itajaí são prejudicados por conta da chuva

Duas linhas seguem com atividades suspensas

As fortes chuvas também prejudicaram os atendimentos aos usuários do transporte público de Itajaí nesta terça-feira (20). Segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, nove das 25 linhas estão com serviços afetados e outras duas linhas estão com os serviços interrompidos. A estimativa é de que nesta quarta-feira (21), a situação seja normalizada, com a diminuição do volume de chuva.

"As linhas com serviços afetados são aquelas em que estamos tendo problemas com o cumprimento dos horários ou no que diz respeito ao itinerário, que pode precisar sofrer alguma alteração ao longo do trajeto, em virtude de alguns pontos de alagamento na cidade", ressalta o gerente de transportes, da Diretoria de Mobilidade Urbana do Município, Samir Cesário Pereira.

Linhas com serviços interrompidos:
700 (São Roque/ Boa Vista)
500 (Salseiros/ Murta)

Linhas com serviços afetados:
002 - Cabeçudas / Ferry Boat/ Centro
100 - Terminal Fazenda -Terminal Ressacada
225 - São João - Via Rua Brusque
300- Rio Bonito / Avenida Campos Novos
350 - São Vicente/ Nilo Bittencourt
401 - Cidade Nova/ Praia Brava
405 - Cidade Nova/ Via Rua Brusque
550 - Espinheiros/ Portal I / Horto
600- Portal II / Santa Regina

Os usuários que precisarem de informações sobre a situação das linhas dos ônibus, em tempo real, podem entrar em contato pelo Whats App da Transpiedade: (47) 98414-4602.

 

 

Fonte: SECOM/PMI

Download das fotos em alta resolução

Aguarde