BOLETINS METEOROLÓGICOS

Primavera de 2020

21/09/2020 16:42

A primavera astronômica começará nessa terça-feira (22/09) às 10 horas e 31 minutos com o equinócio da primavera, tendo o dia e noite, mesma duração. A primavera climatológica começou com o mês de setembro. Conforme os dados históricos para região é esperado temperaturas mínimas de 17/18/19°C para o trimestre outubro, novembro e dezembro, e as temperaturas máximas de 24/26/28°C respectivamente. Em relação as chuvas os dados para esse trimestre são de 154/150/159 mm. Ocorre precipitação em 15 dias de cada mês. Também há um aumento das chuvas convectivas (chuvas de verão) pela temperatura e pelo oceano Atlântico mais quente em nossa costa. O vento predominante para esse período é da direção nordeste com velocidade média de 7 km/h. Lembrando que a primavera é uma estação de transição, ou seja, em sua primeira metade com características de inverno, e na segunda, do verão. Tanto é que temos máxima absoluta de 38,4°C em dezembro, e mínima absoluta de 4,2°C em outubro.

Para esse ano a primavera estará sob a influência do La Niña (resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico). Para a região sul o La Niña tem como características gerais irregularidade nas chuvas, e menor temperatura. Essa condição permanecerá no mínimo até janeiro de 2021 (figuras 1 e 2).

Figura 1: Previsão para anomalias no El Niño. Fonte: NCEP/NOAA – Center for Weather and Climate Prediction – National Weather Service – EUA.

Figura 2: Modelo de probabilidade de El Niño – IRI ENSO.  Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.

Os modelos não demonstram consenso em relação ao prognóstico para temperatura e precipitação para esse trimestre. Os modelos internacionais, especialmente o do NCEP/NOAA e IRI/ Columbia University, apontam chuva dentro da normalidade, com exceção de outubro, com volumes abaixo da média histórica. Para as temperaturas o esperado é dentro da normalidade/levemente acima. O modelo do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para o trimestre indica chuva abaixo da média. Contudo apresenta nos modelos de anomalias mensais, chuva acima da média para outubro e novembro, e abaixo da média em dezembro. Quanto as temperaturas indicam temperaturas acima da média (0,6°C) para outubro, e abaixo da média para novembro (0,4°C) e dezembro com (1,0°C).

Ótima primavera à todos!!!

Fonte: Laboratório de Climatologia da UNIVALI.