BOLETINS METEOROLÓGICOS
A primavera de 2017.
21/09/2017 16:42A primavera astronômica começará nessa sexta-feira às 17horas e 2 minutos. Nesse dia teremos o “Equinócio de Primavera” no hemisfério sul, quando o dia e a noite tenham a mesma duração. A primavera climatológica começou com o mês de setembro. A primavera é sentida principalmente nas médias latitudes ou climas temperados. É uma estação de transição, ou seja, primeira parte mantém as características de inverno e a segunda metade características de verão. Na região sul também traz chuvas mais abundantes, já que o inverno é a estação menos chuvosa. As temperaturas também vão subindo gradativamente em direção ao verão.
Essa primavera estará sob o domínio da La Niña, mas de intensidade fraca e depois a neutralidade se manterá no mínimo até abril de 2018 (figura abaixo). Como característica geral a La Niña traz para a região sul menor precipitação, mais no sentido de irregularidade espacial e temporal, e temperaturas mais amenas. Já a neutralidade uma maior irregularidade na precipitação e temperatura.
Quando falamos de clima futuro, nos reportamos ao consenso. Os modelos internacionais apontam precipitação na média ou abaixo da média para outubro. Para os meses de novembro e dezembro na média para o litoral e acima da média para o interior do estado. Os modelos nacionais colocam chuva na média para outubro. Para os meses de novembro e dezembro há uma pequena diferença entre a média e na média e abaixo da média.
Lembrando que estamos com estiagem desde julho. Nesse mês de setembro, até hoje, só choveu 3% da média para o mês, que é de 145 mm. Para os meses de outubro, novembro e dezembro a média de chuva é 157, 152 e 162 mm respectivamente.
Os modelos atuais colocam chuva a partir de domingo e para a próxima semana em torno de 50 mm. Mesmo com esses totais, o mês de setembro deverá terminar com precipitação abaixo da média, inferior a 50% do esperado. Para primeira semana de outubro o esperado será em torno de 15 mm, ainda pouco para recuperar a estiagem.
Tanto os modelos internacionais e nacionais colocam que as temperaturas para o trimestre de outubro, novembro e dezembro ficará próxima a média ou levemente superior. A média das temperaturas máxima e mínimas são: 24,4/16,6°C para outubro, 26,5/18,1°C para novembro e 28,3/19,7°C para dezembro.
Esse inverno vem apresentando temperaturas superiores para a estação. Essa condição deverá permanecer nessa primavera. Fonte: Laboratório de Climatologia da Univali.
Autor: Marinho