BOLETINS METEOROLÓGICOS
Boletim Meteorológico nº 1958
25/07/2016 18:52
No Oeste e Meio-Oeste, encoberto com chuva a partir do início do dia. Entre a tarde e noite, a chuva atinge as demais regiões. Condição de chuva especialmente para as regiões do Oeste ao Sul do Estado, e com baixo acumulado no período. Temperatura em declínio no final do dia.
Madrugada: Céu com algumas nuvens.
Manhã: Sol com aumento de nuvens.
Tarde: Pancada de chuva isolada.
Noite: Pancada de chuva isolada.
Possibilidade de fenômenos: Descarga elétrica.
Temperatura: Mínima 12ºC máxima 27ºC.
Vento: Direção de noroeste/nordeste pela manhã e nordeste/noroeste à tarde com intensidade fraca à suave (vento médio 10 km/h com rajadas de até 25 km/h).
Estado do mar: Direção entre leste e nordeste com ondas de até 0,5 m.
Sistema: Frente fria em deslocamento rápido no Sul do Brasil com ciclone extratropical na costa do Uruguai e RS. Massa de ar polar avança para o Sul do Brasil no final do dia.
Umidade relativa do ar: Mínima 50% máxima 100%.
Índice UV: "Moderado"- Em horários próximos ao meio-dia, procurar locais sombreados, usar camisa, boné e protetor solar.
Previsão de Maré Astronômica:
00h46 - 0,70m
03h38 - 0,50m
07h01 - 0,80m
14h44 - 0,40m
19h01 - 0,80m
22h19 - 0,50m
A maré astronômica é um fenômeno caracterizado pela subida e descida periódicas do nível do mar e de outros corpos de água que tem uma ligação com o mesmo (estuários, lagunas, etc.). A maré astronômica resulta da atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a Terra. A tábua de marés fornece a altura da maré astronômica na baixa-mar (maré baixa) e na preamar (maré alta) e a hora em que elas ocorrem em um determinado local. No Brasil, a tábua de marés é elaborada pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).
Fase da Lua: Minguante.
Nascer do sol: 06:57:56
Pôr do sol: 17:44:31
AVISO: A Defesa Civil reforça para que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, a família deve sair de sua residência e acionar a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
A Defesa Civil de Itajaí recomenda acompanhar os boletins meteorológicos desta COMPDEC.
Fontes: Observatório Nacional-MCT / Lab. Climatologia do CTTMAR - UNIVALI / CPTEC-INPE / EPAGRI-CIRAM / INMET / Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) / Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).
____________________________________
COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE ITAJAÍ - COMPDEC
Telefones: 199 / 3341-6199