BOLETINS METEOROLÓGICOS
Boletim Meteorológico n° 1893
21/05/2016 19:12
Céu com muitas nuvens e chuva em todas as regiões, especialmente à tarde e noite. Maior condição de abertura no Oeste e Meio-Oeste. No Planalto Norte e Litoral Norte, chuva mais persistente e risco de temporal isolado com rajadas fortes de vento, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná (ver Aviso Meteorológico). Há pequena chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul, no fim da noite e madrugada seguinte.
Madrugada: Nebulosidade variável e chuva isolada.
Manhã: Nebulosidade variável e chuva isolada.
Tarde: Nebulosidade variável e chuva isolada.
Noite: Nebulosidade variável e chuva isolada.
Possibilidade de fenômenos: Descarga elétrica.
Temperatura: Mínima 15ºC máxima 20ºC.
Vento: sudoeste a sul, moderado a forte com rajadas.
Estado do mar: Direção de leste e sudeste com ondas de até 1,0 m.
Sistema: Baixa pressão em superfície entre o litoral de São Paulo e norte de SC. Corrente de jato em altos níveis. Perturbação de onda curta em médios níveis. Massa de ar frio avançando para o Sul do Brasil no fim do dia.
Umidade relativa do ar: Mínima 90% máxima 95%.
Índice UV: "Moderado"- Em horários próximos ao meio-dia, procurar locais sombreados, usar camisa, boné e protetor solar.
Previsão de Maré Astronômica:
02h34 - 1,00m
07h59 - 0,10m
14h53 - 1,20m
19h17 - 0,40m
A maré astronômica é um fenômeno caracterizado pela subida e descida periódicas do nível do mar e de outros corpos de água que tem uma ligação com o mesmo (estuários, lagunas, etc.). A maré astronômica resulta da atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a Terra. A tábua de marés fornece a altura da maré astronômica na baixa-mar (maré baixa) e na preamar (maré alta) e a hora em que elas ocorrem em um determinado local. No Brasil, a tábua de marés é elaborada pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).
Fase da Lua: Cheia.
Nascer do sol: 06:51:10
Pôr do sol: 17:31:20
AVISO: A Defesa Civil reforça para que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, a família deve sair de sua residência e acionar a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
A Defesa Civil de Itajaí recomenda acompanhar os boletins meteorológicos desta COMPDEC.
Fontes: Observatório Nacional-MCT / Lab. Climatologia do CTTMAR - UNIVALI / CPTEC-INPE / EPAGRI-CIRAM / INMET / Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) / Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).
____________________________________
COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE ITAJAÍ - COMPDEC
Telefones: 199 / 3341-6199