BOLETINS METEOROLÓGICOS

AVISOS METEREOLÓGICO - Previsão do Tempo - 3 meses

07/10/2013 18:46

Veja a previsão climática


 Para o trimestre outubro, novembro e dezembro a previsão é de chuva próxima a acima da média climatológica em SC, bem distribuída no tempo e no espaço. A primavera é conhecida pelo aumento de eventos de temporais com ventania e granizo no estado, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, resultando em totais de chuva superiores à média climática mensal, o que, dependendo da vulnerabilidade da região, pode colocar a mesma em estado de atenção e/ou alerta.

 
Climatologia:

 
Outubro é um dos meses mais chuvosos do ano no Estado, com valores médios esperados entre 200 e 300 mm no Oeste e Meio Oeste, mais que o dobro em relação aos meses de inverno. Do Planalto ao Litoral, a média mensal varia de 140 a 180 mm.

Em novembro a chuva diminui em relação a outubro e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado. Na segunda quinzena deste mês inicia o processo convectivo, que favorece as pancadas de chuva passageiras entre a tarde e noite.

Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação a primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal varia de 140 a 200 m no Estado. 

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados a passagens de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo na segunda quinzena de novembro e em dezembro. Os ciclones extratropicais oferecem perigo às embarcações no Litoral Catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Com relação à temperatura a expectativa é de uma primavera com temperatura mínima próxima média climatológica. Já a temperatura máxima deve ficar abaixo da média devido ao predomínio de dias mais nublados e a previsão de chuva frequente.  Em outubro ainda é possível a influência de massas de ar frio, com formação de geada especialmente nas áreas altas do Planalto Sul.

Ressaltamos a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM): 

Na área oceânica do Pacífico Equatorial, região de monitoramento do ENOS (El Niño Oscilação Sul), próximo à costa oeste da América do Sul, a temperatura das águas superficiais e subsuperficiais permaneceu ligeiramente abaixo da média -0,5 a -1,0°C, como mostra a Figura 1 e 2, influenciando a distribuição de anomalias de precipitação no sul do Brasil. Porém a TSM observada nas regiões central e oeste do Pacífico Equatorial permaneceu mais próximas à neutralidade. Embora a anomalia de TSM tenha diminuído em relação ao mês de julho, continua positiva próximo à costa sul e sudeste do Brasil em agosto. Nos próximos meses não há previsão de mudança desse padrão, portanto persiste a neutralidade climática.


lais2
Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em setembro de 2013.

 



 lais
Figura 2 – Anomalia de TSM da última semana no oceano Pacífico, entre 22 e 28/09/2013.

Aguarde