BOLETINS METEOROLÓGICOS

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

10/08/2013 08:27

Transição inverno/primavera com pouca chuva em Santa Catarina

Nos meses de agosto, setembro e outubro a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica em todas as regiões catarinenses. A chuva deve continuar ocorrendo de forma mal distribuída especialmente no espaço. O risco de temporal com ventania e granizo aumenta nos meses de setembro e outubro, mas eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, bem como períodos de estiagem.

Climatologia:

Agosto é um dos meses menos chuvosos do ano. A média mensal de chuva é maior no Oeste e Meio Oeste, com acumulados variando entre 150 a 190mm. Já do Planalto ao Litoral a chuva acumulada nesse mês varia de 90 a 150mm. A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, do Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e sistemas de baixa pressão nos níveis baixos, médios e altos da atmosfera.

Setembro é normalmente mais chuvoso em relação a agosto, com acumulados entre 150 e 210 mm em média no Oeste e Meio Oeste, e entre 130 a 170 mm do Planalto ao Litoral. Nesse mês é mais comum a influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs), que normalmente se desenvolvem durante a madrugada no norte da Argentina e Paraguai, provocando chuva intensa e temporais, preferencialmente nas madrugadas e manhãs no Oeste e Meio Oeste catarinense. Além do SCMs, a chuva é causada pela influência de frentes frias, do Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e sistemas de baixa pressão nos níveis baixos, médios e altos da atmosfera.

Outubro é o mês mais chuvoso do trimestre. Os acumulados de chuva variam de 210 a 250 mm no Oeste e Meio Oeste e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Vale salientar que outubro é um mês de transição do período mais frio para os meses mais quentes do ano. A chuva passa a ocorrer de forma mais convectiva (aquecimento diário) e normalmente ocorre entre as tardes e noites, quando os temporais isolados também são frequentes no Estado.

O trimestre também é marcado pela atuação dos ciclones extratropicais, que oferecem perigo às embarcações no Litoral catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Com relação à temperatura a expectativa é de um final de inverno com temperatura próxima a média climatológica, mas o mês de agosto ainda promete incursões de massa de ar Polar, com possibilidade de geada e até episódios de neve. Em setembro o frio começa a diminuir gradativamente e em outubro já se espera períodos mais aquecidos.

Ressaltamos a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Na área oceânica do Pacífico Equatorial, região de monitoramento do ENOS (El Niño Oscilação Sul), houve resfriamento das águas superficiais no Pacífico Equatorial leste, com anomalias negativas de temperatura da superfície do mar (TSM) de -1°C a -3°C, como mostra as Figuras 1 e 2. Porém as TSMs observadas nas regiões central e oeste do Pacífico Equatorial permaneceram próximas à neutralidade e ainda não devem mudar nos próximos meses, portanto a previsão é de neutralidade climática.

figura1
Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em julho de 2013.

figura2
Figura 2Anomalia de TSM da última semana no oceano Pacífico, entre 01 e 08/08/2013.

FONTE: EPAGRI / CIRAM.