BOLETINS METEOROLÓGICOS

AVISO METEOROLÓGICO

23/07/2013 15:03

No litoral catarinense mar agitado

Geada: forte e ampla no estado na noite de terça, na quarta e quinta-feira, com prejuízos para agricultura e pecuária. Não se descarta a possibilidade de geada negra especialmente nas áreas altas do Planalto Sul.

Atenção em algumas estradas: risco de congelamento na pista em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro, Corvo Branco e Serra Dona Francisca, na noite de terça-feira e na madrugada de quarta-feira.

Temperatura extrema: no período noturno desta terça-feira, na quarta-feira e na quinta-feira previsão de temperatura mínima de 0°C e negativa em boa parte do estado. As temperaturas na madrugada e amanhecer de quarta-feira estarão entre -10°C e -8°C nas áreas altas do Planalto Sul com altitude próxima a 1000 m (Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim). No Litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 3°C. Alguns recordes de temperatura mínima devem ser igualados ou até superados para o mês de julho. Esta condição atmosférica é excepcional e histórica, podendo ser comparada a última forte massa de ar polar em SC no ano de 2000.

Semana com alto risco para os moradores de rua devido ao frio intenso. Vale ressaltar que animais (domésticos e/ou que vivem ao ar livre) também necessitam de cuidados especiais.

Os dias mais frios serão a terça e quarta-feira, e as temperaturas voltam a subir na sexta-feira.

Mar: a maré mais alta em áreas costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Norte pode causar alagamentos momentâneos e localizados nesta terça-feira. Na área de navegação e pesca ventos persistentes de sul, com intensidade moderada, entre 50 e 60km/h deixa o mar agitado a muito agitado no litoral catarinense, com picos de onda de 2.5 a 3.0m, devido ao avanço do sistema de alta pressão (massa de ar polar) pelo Sul do Brasil. O mar agitado traz risco para navegação e atividades de pesca.

 

FONTE: EPGAGRI/CIRAM

Aguarde