NOTÍCIAS
Prevenção a desastres
10/06/2013 09:29Visando minimizar os impactos causados pelas cheias e utilizando as novas tecnologias, a Defesa Civil de Itajaí criou um sistema de alerta para informar o nível do rio. O morador receberá uma mensagem no seu telefone celular (via SMS) informando a situação da região onde mora.
O Projeto Piloto de SMS iniciou o trabalho de cadastro de moradores no dia 31 de maio, quando passou pela Rua Henrique Bianchini, no bairro Cordeiros, e efetuou o cadastro de 30 famílias.
Foram selecionadas as regiões mais vulneráveis de Itajaí, e esta semana será realizada a abordagem aos moradores que vivem nestes locais, para ver se eles têm interesse de participar do projeto. Não é toda a extensão da rua que recebe a visita para o cadastramento, somente as casas que ficam mais próximas ao rio e são vulneráveis é que vão ser cadastradas no início do projeto.
Até a segunda semana de junho será realizado o cadastro das casas na região do Ribeirão da Murta e de Cordeiros. As ruas que vão receber as visitas são a Américo Meinick, José Francisco Mateus, Gercino José Corrêa e Horácio Ramos Gonzaga.
A princípio, o projeto contempla a parte baixa de Cordeiros, na região do Ribeirão da Murta, onde aproximadamente 100 famílias serão beneficiadas. Após os testes, será feita uma avaliação para realizar os ajustes necessários e poder estender o projeto para outras áreas do município.
Quem tiver interesse em cadastrar seu número de celular para receber o SMS de alerta, pode entrar em contado com a Defesa Civil pelo telefone 199 para futuramente entrar no banco de dados do projeto.
Quem for cadastrado no projeto, receberá uma mensagem no seu celular (via SMS) informando a situação da região onde mora. Abaixo segue a classificação dos tipos de aviso:
Alerta: É o primeiro aviso a ser enviado. Ele significa que houve uma mudança no nível do rio e que se continuar chovendo pode ocorrer inundação.
Emergência: É o segundo aviso a ser enviado. Ele significa que a situação é preocupante e se continuar chovendo o morador deve iniciar o plano de emergência doméstica.
Observação: A mensagem de emergência é um alerta e não a confirmação de um grande desastre. Para mais informações acesse o site da Defesa Civil ou pelo telefone 199
_________________
Informações adicionais:
Defesa Civil Municipal
Telefone: (47) 3341-6199