BOLETINS METEOROLÓGICOS

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

28/05/2013 09:19

Junho segue com um padrão parecido com o de maio, com chuva irregular no tempo e no espaço no estado, com previsão de chuva abaixo da média no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e mais próxima a normal climatológica na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte.
Nos meses de Julho e Agosto, a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica em todas as regiões.
Atenção: o inverno é a estação do ano que chove menos no estado e as ocorrências de temporal com ventania e granizo diminuem, porém eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, por isso a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia do inverno:

Em cada mês do trimestre, os valores esperados de chuva variam de 115 a 180mm nas regiões Oeste e Meio Oeste, e de 80 a 130mm do Planalto ao Litoral, sendo o Litoral a região que menos chove nesta época do ano. A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, do jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e dos vórtices. Também é a época de atuação dos ciclones extratropicais, próximo ao litoral, que oferecem perigo às embarcações, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Com relação à temperatura, a previsão é de um inverno típico com temperaturas próximas a média climatológica, no trimestre. No entanto, as mínimas tendem a ficar um pouco abaixo da média em boa parte do período, mas vale lembrar que também ocorrerão dias mais aquecidos. Nos meses de Junho a Agosto, as incursões de massas de ar de origem polar, típicas da estação, com características de baixa umidade do ar e baixas temperaturas (secas e frias), serão mais frequentes. Assim, durante os episódios de ondas de frio intensas e duradouras, são esperadas temperaturas próximas de zero grau, e até mesmo negativas, nas áreas altas do estado, resultando na ocorrência de geada ampla. Episódios de neve também são esperados, especialmente em Julho e Agosto, nas áreas altas do Planalto Sul.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Na área oceânica do Pacífico Equatorial Leste, região de monitoramento do ENOS (El Niño Oscilação Sul) pode se dizer que as águas superficiais estão próximas à normalidade, sem aquecimento ou resfriamento significativo, como mostra as Figuras 1 e 2. As condições continuam próximas à neutralidade em grande parte do Oceano Pacífico e não devem mudar nos próximos meses, portanto a previsão é de neutralidade climática no inverno.

Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em Abril de 2013.

Figura 2 – Tendência da TSM da última semana nos oceanos Atlântico e Pacífico, entre 19 e 26/05/2013.

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados neste site.

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, AGF, FUNDACENTRO E FUNDAGRO