NOTÍCIAS
Defesa Civil de Itajaí compartilha experiências com universidade do Peru
25/11/2025 16:37
Grupo da Universidade Científica del Sur conhece práticas brasileiras de gestão de riscos.
A Defesa Civil de Itajaí recebeu, nesta terça feira (24), um grupo de cerca de 30 estudantes de graduação e do Mestrado em Mudanças Climáticas da Universidade Científica del Sur, do Peru. A visita integra um intercâmbio de conhecimento organizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA).
O objetivo principal da atividade é a troca de experiências e estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas e as alternativas para minimizar seus impactos. O intercâmbio permite aos estudantes peruanos, que representam um país com ecossistemas especialmente vulneráveis aos impactos climáticos, conhecerem as práticas brasileiras de gestão de riscos e desastres. No Peru, o órgão responsável pela coordenação destas ações é o Instituto Nacional de Defesa Civil (INDECI), vinculado ao Ministério da Defesa.
O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Coronel Onir Mocelin, destacou a relevância da cooperação internacional para o aprimoramento contínuo das estratégias de proteção civil "A troca de conhecimento com outros países é fundamental. Os desafios impostos pelas mudanças climáticas não reconhecem fronteiras. Ao recebermos delegações como esta, fortalecemos nossa capacidade de resposta e aprendemos com a realidade e as soluções adotadas por nações parceiras. Este intercâmbio eleva o nível de preparo de todos os envolvidos na gestão de riscos."
A visita reforça a parceria entre a Univali e a Universidade Científica del Sur, ampliando o debate sobre um tema que exige atenção constante da comunidade acadêmica e dos órgãos de segurança pública.
Telefone de Emergência 24h: 199 ou (47) 3341-6199
Administrativo: (47) 3228-7700 | Expediente: Segunda a sexta, das 13h às 19h
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC Itajaí




Download das fotos em alta resolução