NOTÍCIAS
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e transtornos em Itajaí
28/07/2025 18:22
Quedas de árvores, destelhamentos e bloqueios nas vias marcam o dia; mar agitado e risco de alagamentos persistem até quarta-feira
Nesta segunda-feira (28), o ciclone extratropical que atingiu Itajaí provocou diversas ocorrências em diferentes regiões da cidade. Árvores caíram sobre veículos e vias públicas como a Avenida Joca Brandão, bloqueando o trânsito e exigindo intervenção do Corpo de Bombeiros. As equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Celesc e Secretaria de Obras atenderam as ocorrências registradas e a todas já foram solucionadas.
Conforme apurado junto à Celesc, cerca de 15 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica por aproximadamente uma hora devido aos fortes ventos.
No bairro Fazenda, uma árvore antiga ameaça cair sobre a rede elétrica de uma unidade escolar. No bairro São João, um pinheiro instável também apresenta risco de tombamento, podendo atingir residências e a fiação. Na Barra do Rio, parte do muro de uma empresa desabou sobre a via pública, oferecendo perigo a pedestres e imóveis vizinhos.
Residências foram destelhadas nos bairros São João, Cordeiros e Canhanduba, com danos causados pelos ventos fortes. Em outro ponto da cidade, tijolos usados para fixar uma lona foram arremessados pelo vento sobre o telhado de uma casa, aumentando o risco de novos acidentes.
No mar, o ciclone mantém o oceano muito agitado com ressaca até quarta-feira (30), com ondas que podem superar 4 metros, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Em alto mar, as condições aumentam o risco para navegação e esportes aquáticos.
A combinação dos ventos fortes com a maré astronômica provocada pela lua nova eleva o nível do mar, mantendo o risco de alagamentos costeiros e também nos pontos mais baixos da região ribeirinha de Itajaí. Esses alagamentos devem ocorrer principalmente nesta segunda-feira e na madrugada e tarde de terça-feira (29).
O afastamento do ciclone deve ocorrer nos próximos dias, com avanço de uma massa de ar frio e seco que trará tempo mais seco e queda nas temperaturas, com possibilidade de geada em todas as regiões. Em Itajaí, as temperaturas podem ficar abaixo de 10 graus. O tempo firme deve permanecer até sexta-feira (01), com elevação gradual das temperaturas.
Telefone de Emergência 24h: 199 ou (47) 3341-6199
Administrativo: (47) 3228-7700 | Expediente: Segunda a sexta, das 13h às 19h
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC Itajaí
Download das fotos em alta resolução