NOTÍCIAS
Defesa Civil reforça vigilância dos rios com instalação de novos pontos de monitoramento
02/05/2025 10:56
Dois pontos de telemetria com sensores avançados ampliarão a cobertura nos rios Itajaí Açu e Mirim
A Defesa Civil de Itajaí começará a instalação de dois novos pontos de telemetria no município. Esses pontos, que contarão com sensores de radar, sirenes e câmeras remotos, visam melhorar o acompanhamento dos níveis dos rios Itajaí Açu e Mirim, além de acompanhar em tempo real a quantidade de chuva nas regiões. O objetivo é antecipar os alertas de risco e fornecer dados mais precisos sobre as condições hidrográficas para facilitar o monitoramento.
Os novos pontos de telemetria serão localizados a montante dos rios, oposto à corrente, o que possibilitará um monitoramento mais eficiente das variações nos níveis d'água e nas chuvas. Essa medida faz parte de um esforço contínuo da Defesa Civil para aprimorar suas ferramentas de prevenção e resposta a desastres. Com isso, o município terá uma visão mais detalhada permitindo uma ação mais rápida e assertiva em situações de risco.
Além dos novos sensores, a Defesa Civil também implantará câmeras de 360 graus e sistemas de alerta sonoro por meio de sirenes via rádio. Essas ações visam fortalecer ainda mais a proteção da população e garantir uma resposta mais eficiente.
O coordenador da Defesa Civil, Coronel Onir Mocellin, enfatizou a importância da ampliação dos sistemas de monitoramento e destacou que a atualização dos equipamentos com tecnologias mais avançadas é um passo fundamental para melhorar a eficácia na prevenção e resposta a emergências.
Telefone de Emergência 24h: 199 ou (47) 3341-6199
Administrativo: (47) 3228-7700 | Expediente: Segunda a sexta, das 13h às 19h.
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC Itajaí
Download das fotos em alta resolução