NOTÍCIAS

Defesa Civil e Secretaria de Saúde alertam sobre aumento de casos de dengue no bairro Dom Bosco.

09/04/2025 17:06

Força tarefa realiza mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O bairro Dom Bosco registra cerca de 10% dos casos de dengue contabilizados até a manhã desta quarta-feira (9) em Itajaí. Ao todo, o Município tem 465 casos confirmados, dos quais 80 estão no Dom Bosco e 70 no bairro São Vicente. Devido ao aumento dos números, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), realiza um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
 
As ações de controle e prevenção contra a dengue estão centralizadas na região das ruas Olga Mussi, Indaial, José Gall, Lico do Amaral, Guilherme Albani, Aristides Palumbo, Acyr Cunha, Miguel Kuninfas, Manoel Anibal Pereira, Vitor Zaguini, Manoel Joaquim Coelho e Jacob Ardigó.
 
Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Combate à Dengue, pede que os moradores auxiliem no combate ao mosquito. “Precisamos que a população também participe dessa luta, eliminando os criadouros do mosquito transmissor em seus terrenos e residências. Recolha vasos, potes e pneus que acumulam água, limpem piscinas, mantenham as caixas d'água tampadas, não joguem lixo em terrenos baldios e chequem os quintais semanalmente. A dengue mata e somente juntos vamos vencer o Aedes Aegypti”, ressalta.
 
Ele explica que o período chuvoso dos últimos dias, aliado a períodos de calor, é um dos fatores que contribuiu para o aumento dos casos de dengue. Desta forma, é fundamental que a população receba os agentes de saúde e permita as avaliações necessárias no terreno.
 
Em casos com sintomas, procure a Central da Dengue
Febre, dor de cabeça e diarreia são alguns dos sintomas que podem ser registrados em casos de dengue. Para atender os moradores que apresentarem estes sintomas, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí disponibiliza a Central de Atendimento à Dengue (CAD) 24 horas por dia, localizada no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.
 
O espaço tem capacidade para atender até 700 pessoas por dia e conta com 12 leitos, que podem ser ampliados para até 20. O atendimento inclui salas de coleta de exames, sala de espera e diversos outros espaços, além de profissionais qualificados como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
 
A Central de Atendimento à Dengue é uma medida estratégica para reduzir a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e garantir que os pacientes com sintomas de dengue, gripes, resfriados e diarreia recebam o cuidado necessário de forma ágil. Os moradores podem acessar o local através do Pronto Socorro do Hospital Marieta, na Rua Sete de Setembro, indo ao 10º andar do edifício. O local está preparado para oferecer a assistência necessária a quem apresentar sintomas típicos de doenças infecciosas.
 
Confira as orientações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue:
Utilizar repelentes;
Deixar as lixeiras bem tampadas;
Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
Cobrir piscinas;
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
Limpar a bandeja externa da geladeira;
Evitar o acúmulo de entulho.

ACOMPANHE A SITUAÇÃO DA DENGUE EM ITAJAÍ CLICANDO AQUI


 Telefone de Emergência 24h: 199 ou (47) 3341-6199.
Administrativo: (47) 3228-7700 | Expediente: Segunda a sexta, das 13h às 19h.
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC Itajaí.

Aguarde