NOTÍCIAS
AVANÇAM AS NEGOCIAÇÕES PARA A DRAGAGEM DO CANAL RETIFICADO E DO LEITO ANTIGO DO RIO ITAJAÍ MIRIM
24/02/2025 16:34
A Secretaria de Defesa Civil estadual confirmou a liberação parcial dos recursos, garantindo a viabilidade financeira da dragagem.
As negociações para a dragagem do canal retificado e do leito antigo do rio Itajaí Mirim avançaram significativamente, com a expectativa de que o processo licitatório seja iniciado em breve. O coronel Onir Mocellin, coordenador de Defesa Civil, detalhou os progressos nas discussões e ações relacionadas ao projeto.
Na última terça-feira (18), o secretário de Defesa Civil do Estado, Mário de Hildebrandt, e sua equipe receberam representantes da Defesa Civil de Itajaí para discutir os recursos necessários para a execução da obra. Durante o encontro, a Secretaria de Defesa Civil confirmou a liberação parcial dos recursos, garantindo a viabilidade financeira da dragagem. O coronel Onir Mocellin também destacou o avanço nas negociações com os proprietários de lavras para assegurar a utilização de materiais retirados do rio para uso em obras públicas, fortalecendo ainda mais o andamento do projeto.
O encontro teve como principal foco a definição dos recursos financeiros e orientações sobre o processo licitatório. Entre os temas abordados estavam a elaboração dos termos de referência e da memória descritiva, além da contratação de uma empresa especializada para o acompanhamento da execução da obra e das condicionantes ambientais exigidas pelo licenciamento.
De acordo com o cronograma, uma nova reunião com os engenheiros da Secretaria de Obras ocorrerá na próxima semana para avaliar a documentação e dar sequência às etapas que permitirão o lançamento da licitação. Os engenheiros se comprometeram a concluir a análise dos documentos e apresentar o parecer final.
Com esses avanços, a expectativa é que o processo licitatório seja concluído em breve, possibilitando o início das obras de dragagem do rio Itajaí Mirim e do canal retificado. Essas obras são fundamentais para a melhoria da infraestrutura local, além de contribuir para a mitigação de riscos ambientais, promovendo mais segurança e qualidade de vida para a comunidade.
Telefones para Emergência - Central de Operações Integradas- 199
Administrativo: (47) 3228-7700 - Expediente de Seg a Sex das 13h as 19h.
Download das fotos em alta resolução