BOLETINS METEOROLÓGICOS

Aviso Meteorológico 26/09/24

26/09/2024 15:01

Temporais e chuva pontualmente intensa entre esta quinta (26) e a manhã de sexta-feira (27).

A partir da tarde/noite desta quinta-feira (26), uma frente fria avança pelas áreas de divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e se espalham para as demais regiões ao longo do dia. Este sistema traz condições para temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Na madrugada e manhã da sexta-feira (27) o tempo ainda segue instável, principalmente na porção norte do estado, mas as instabilidades se afastam gradualmente ao longo do dia.

O risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores no estado.

A Defesa Civil recomenda:

Busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos.

Na praia, jamais fique na água.

Durante os temporais busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.

Aviso Marítimo  – Mar agitado e rajadas de vento no litoral de Santa Catarina nesta sexta (27) e sábado (28).

A partir da madrugada desta sexta-feira (27) e no sábado (28), após a passagem de uma frente fria, os ventos de sul/sudeste ganham força no litoral catarinense, deixando o mar agitado em toda a costa. São esperadas rajadas de vento entre 50 e 70km/h, podendo ser ultrapassadas pontualmente, principalmente na madrugada da sexta. Na noite da sexta (27) os ventos perdem força, mas o mar segue agitado até a tarde do sábado (28).

São esperadas ondas de sul/sudeste com alturas entre 2,0m e 2,5m em todoo o litoral. Em alto mar as ondas podem apresentar até 3,0m de altura. O risco é moderado para ocorrências associadas a atividades de pesca, navegação e esportes náuticos.

Recomendações para a população:

Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

A Defesa Civil de Itajaí reitera a necessidade de acompanhar os boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão em

AVISOS E ALERTAS acessando o site: https://defesacivil.itajai.sc.gov.br/ e também pelas mídias sociais.

COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3228-7700 / 3341-6199.

Fonte: SDC/SC