NOTÍCIAS

Defesa Civil mantém alerta para a possibilidade de novos alagamentos na madrugada desta segunda (20)

19/05/2024 18:26 Defesa Civil mantém alerta para a possibilidade de novos alagamentos na madrugada desta segunda (20)

Moradores de partes baixas e áreas ribeirinhas do Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu devem ficar atentos à elevação dos rios.

Com a chegada das águas dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu de Brusque e Blumenau, associada à maré astronômica prevista para meia-noite, a Defesa Civil de Itajaí mantém o alerta para o risco de novos alagamentos na noite deste domingo (19) e madrugada de segunda (20). Moradores de áreas ribeirinhas do interior da cidade, Colônia Japonesa, Cidade Nova, Bambuzal e parte baixa do Cordeiros/Murta devem ficar atentos para se manter em segurança e proteger seu patrimônio de novos alagamentos pontuais.

Na tarde deste domingo, o Rio Itajaí-Mirim começou a baixar e está em 5,48 metros em Brusque. Já o Rio Itajaí-Açu também começou a baixar após chegar a 8,47 metros em Blumenau às 16h.

A Defesa Civil do Município monitora a situação e está de prontidão para atender a comunidade. Além dos alagamentos, os moradores devem ficar atentos a possíveis movimentos de terra ou rochas nas áreas de encosta da cidade devido ao solo estar encharcado. Nas últimas 24 horas choveu cerca de 50 milímetros em Itajaí. A previsão é de que nas próximas horas haja melhora no tempo com o afastamento das áreas de instabilidade.

Até as 16h45 deste domingo, o órgão de proteção do Município não registrou ocorrências relacionadas às chuvas, apenas pontos de alagamentos em ruas do bairro Cordeiros. A população também pode registrar locais com alagamento neste link: https://survey123.arcgis.com/share/a4c562c50ec54d2dae0bb56c4e2fe974?portalUrl=https://arcgis.itajai.sc.gov.br/portal

Recomendações para a população:

No caso de alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas, não dirija em locais alagados, evite atravessar pontilhões submerso e cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.

Fique atento à rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.

Durante temporais, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. 

Evitar atividades de navegação, pesca e de esportes náuticos.

A Defesa Civil de Itajaí reitera a necessidade de acompanhar os boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão em AVISOS E ALERTAS.

Em caso de emergências, é possível acionar auxílio pelos telefones 199 ou 193. Atualizações sobre níveis dos rios, chuvas, marés e alertas estão disponíveis em http://defesacivil.itajai.sc.gov.br. 

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

Download das fotos em alta resolução

Aguarde