19/03/2024 14:55 O outono começa no dia 20 de março às 00h06 no hemisfério Sul e termina no dia 20 de junho às 17h51

Existem duas razões para que ocorra as estações do ano com hora marcada. A primeira é o fato do eixo de rotação da terra (movimento em torno do eixo, aproximadamente 24h) ser inclinado com relação ao seu plano de translação. A outra é o fato da terra apresentar o movimento de translação (movimento que a terra realiza em torno do sol, aproximadamente 365 dias).

O equinócio de outono é responsável pelo início da estação (Figura 1), momento em que os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a linha do equador (Figura 2), e a luminosidade se distribui de forma relativamente uniforme entre os hemisférios Norte e Sul, e o dia e a noite têm a mesma duração. Na sequencia o hemisfério Sul começa a receber menos luz do sol. Como a terra é inclinada, no outro lado, ou seja, no hemisfério Norte, a terra começa a receber mais sol.

Isso explica porque no dia em que acontece o equinócio em março no Brasil, começa o outono. No hemisfério Norte, por sua vez, no equinócio que acontece em março começa a primavera.

No hemisfério Sul, o outono é chamado de “outono austral” e no hemisfério Norte, é chamado de “outono boreal”.

Figura 1 – Solstícios e equinócios no Hemisfério Sul. Fonte: todamatéria.

Figura 2 – Raios solares incidem de forma perpendicular sobre a linha do Equador. Fonte: Brasil Escola.

Características do outono:

*Transição entre o verão e o inverno;

*Os dias tornam-se cada vez mais curtos em relação às noites;

*As temperaturas diminuem, mas são comuns os veranicos especialmente em maio;

*Maior amplitude térmica (diferença de temperatura mínima e máxima do ar);

*A umidade relativa do ar diminui;

*Diminuição do volume de chuva;

*Aumento da ocorrência de ventos e nevoeiros com redução de visibilidade;

*Ocorre queda das folhas e frutos de algumas espécies de árvores.

É conhecido como o período de colheitas, porque é o momento em que se inicia a queda de folhas e frutos. Isso ocorre por conta da estratégia de sobrevivência das plantas. Ao perderem as folhas, elas podem poupar energia e se proteger do inverno que se aproxima.

Previsão para a estação:

Em 2024, o primeiro dia do outono é quente e abafado, mas na quinta-feira (21/03) uma frente fria avança por SC, provocando chuva com temporais localizados e na sequencia diminuição de temperatura, aliviando o calorão. Desta vez, o outono meteorológico chega quase junto com o astronômico, mas nem sempre é assim, pois as características da estação como diminuição de temperatura ocorrem de forma gradativa.

Para a estação do outono a previsão é de término do fenômeno El Niño, chuva próxima a acima da média climatológica e com má distribuição, e temperatura dentro do esperado.

COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199

Fonte: Epagri/Ciram