Rede Municipal de Ensino mantém suspensão das aulas nesta segunda-feira (09)

08/10/2023 18:41 Rede Municipal de Ensino mantém suspensão das aulas nesta segunda-feira (09)

Após as fortes chuvas registradas neste fim de semana e áreas com inundações, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação, decidiu pela suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino nesta segunda-feira (09). Na sexta-feira (06), as aulas já haviam sido suspensas no período vespertino, por medida de prevenção e segurança.

“No início da tarde deste domingo tínhamos pensado em manter as aulas para segunda, mas em virtude da estagnação do escoamento das águas, decidimos aproveitar a segunda-feira para organizar as nossas 115 unidades de ensino. Aqueles professores que não foram afetados pelas chuvas podem auxiliar os diretores escolares nessa organização e preparar todo o ambiente para a retomada das aulas”, destacou o vice-prefeito, Marcelo Sodré.

A medida visa proteger a vida dos quase 42 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino e de todos profissionais que compõem o quadro da educação nas unidades escolares.

“Nossa equipe da educação estará atuando nesta segunda-feira, junto aos profissionais da Sepat, responsável pelo fornecimento das merendas, e da Minister, responsável pela limpeza, para deixar tudo em ordem para o retorno das aulas na terça-feira (10), se a previsão do tempo for favorável para isso”, complementou a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Transporte coletivo e abastecimento de água

As inundações registradas em Itajaí neste fim de semana podem impactar no transporte coletivo da cidade, pontualmente, e também no abastecimento de água às cidades de Itajaí e Navegantes.

O transporte coletivo seguirá operando normalmente, exceto nas ruas alagadas, onde não há condições dos veículos passarem. Assim que a água baixar, a empresa retomará o transporte dos passageiros nestas localidades.

Além disso, o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informou que há risco de desabastecimento de água em Itajaí e Navegantes. Foi paralisado o tratamento de água momentaneamente por conta da alta turbidez do rio Itajaí-Mirim. A recomendação das equipes técnicas é para que a população economize água e faça reserva para uma situação emergencial, evitando ações que podem ser adiadas.

Coleta de lixo

Os serviços de coleta também operam normalmente em Itajaí e todas as áreas que podem ser acessadas pela equipe de coleta estão sendo atendidas conforme o cronograma regular. No entanto, em locais afetados por alagamentos ou inacessíveis, a coleta será realizada assim que as condições permitirem o acesso seguro das equipes.

Fonte: SECOM/PMI