Defesa Civil monitora previsão de temporais e chuva intensa nos próximos dias

02/10/2023 15:31 Defesa Civil monitora previsão de temporais e chuva intensa nos próximos dias

O órgão de segurança e proteção está de prontidão durante 24 horas para auxiliar à comunidade

A Defesa Civil de Itajaí monitora a previsão de temporais e chuva intensa entre a tarde desta terça-feira (03) e a madrugada de quarta-feira (04). Também há risco alto para alagamentos pontuais, deslizamentos, temporais, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores.

O órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município e está de prontidão durante 24 horas para auxiliar à comunidade. É aconselhado que a população fique atenta a qualquer situação de emergência e danos à rede elétrica. Nestes casos, a família deve ligar 199 ou 193.

No decorrer da quarta-feira (04), o risco de tempestades com vendavais e granizo diminui, mas a chuva se mantém persistente e volumosa, com a possibilidade de ultrapassar os 100 milímetros no Vale do Itajaí. O risco é alto para alagamentos, deslizamentos e enxurradas na região. Já na quinta-feira (05), as chuvas enfraquecem em todas as regiões, mas o tempo segue nublado.

Entre a sexta-feira (06) e o domingo (08), as instabilidades voltam a ganhar força na nossa região. Neste período, há risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos. Por conta dos volumes elevados de chuva previstos combinados ao solo encharcado, também há risco para ocorrências de enxurradas e inundações graduais no Vale de Itajaí.

É importante ressaltar que a previsão do tempo da Defesa Civil de Santa Catarina/Epagri pode sofrer alterações, especialmente para prazos maiores que cinco dias. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendam que a população acompanhe diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199.

Fonte: Defesa Civil / Epagri