NOTÍCIAS

21 de Setembro Dia da Defesa Civil de Itajaí

20/09/2023 18:15 21 de Setembro Dia da Defesa Civil de Itajaí

Defesa Civil de Itajaí promove Blitz Educativa nesta quinta-feira (21).
A Defesa Civil de Itajaí realiza nesta quinta-feira (21), das 8h30 às 11h, uma Blitz Educativa com orientações sobre o transporte de Produtos Perigosos (PP). A ação acontecerá próximo a sede da entidade na Avenida Governador Adolfo Konder, nº 1500, em frente à EEB Elfrida Cristino da Silva, no bairro São Vicente. A atividade é alusiva ao Dia Municipal da Defesa Civil.  

O objetivo da blitz é conscientizar empresários e motoristas de caminhão sobre os perigos e cuidados que se devem ter ao armazenar e transportar produtos perigosos em vias públicas, considerando o grande movimento em função do porto. Os profissionais vão distribuir à população materiais informativos sobre a prevenção. 

O evento também conta com a parceria da Secretaria de Segurança, Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), Guarda Municipal de Itajaí (GMI) e o Grupo de Apoio Preventivo (GAP) e Edutran.

Sobre a Defesa Civil de Itajaí
A Defesa Civil de Itajaí foi instituída em 23 de maio de 1973, através do Decreto nº 920, como Comissão Municipal de Defesa Civil do Município de Itajaí. A entidade é permanente da comunidade itajaiense e tem como missão básica a proteção da vida. Além disso, a organização atua principalmente com medidas de prevenção da população para eventos adversos, socorro aos atingidos, assistência à população e recuperação das áreas afetadas. 

Há relatos de eventos adversos ao longo da história de Itajaí. De 1939 a 1973, foram nove desastres, mas sem qualquer tipo de registro já que a Defesa Civil do município foi estabelecida apenas em 1973. Após a criação da Comdec, há novos registros de grandes enchentes em 1983 e em 1984. Depois, só em 2001 foram registrados alagamentos em pontos isolados da cidade.

Até 2005 a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itajaí (Comdec) funcionava como um conselho que se reunia em caso de extrema necessidade ou maior mobilização social. Em 2005 por meio da Lei complementar n° 68 foi criada a Coordenadoria de Defesa Civil.

Referência nacional
Em novembro de 2008 o município viveu sua maior catástrofe natural. Uma inundação brusca atingiu 95% do município causando grandes prejuízos econômicos para toda a população. A partir daí, os administradores públicos e toda a sociedade notaram a necessidade de uma Defesa Civil organizada, bem estruturada, capacitada e atuante. Para isso, em 2009 foi criada a Lei Complementar nº 150/2009 iniciando o trabalho de adequação das atividades da Defesa Civil.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil passou a ser vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito. Em 2011 Itajaí enfrentou mais uma grande enchente, que atingiu cerca de 65% da cidade. Desta vez, os impactos na cidade foram menores. A Defesa Civil já estruturada e com melhores condições de atuação alertou a população com antecedência; mobilizou as secretarias municipais e todas as entidades capacitadas para atuar nessa situação; e juntos prestaram o atendimento necessário à população.

Com vários investimentos, hoje a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está preparada para atuar frente às inundações, vendavais, deslizamentos e acidentes com produtos perigosos – que são as quatros principais demandas de Itajaí. A Compdec conquistou o respeito e a confiança da população é considerada modelo no país.

Entre outras missões, cabe a Compdec coordenar e supervisionar as ações de defesa civil, manter e atualizar as informações específicas, elaborar e implementar programas e projetos, prever recursos orçamentários para as ações assistências, capacitar recursos humanos, providenciar a distribuição e controle de suprimentos e propor a decretação situação de emergência ou de estado de calamidade pública.

Em 2023, a equipe da Defesa Civil de Itajaí já realizou cerca de 700 atendimentos (vistorias entre outros). A instituição também promoveu o retorno do Projeto Defesa Civil na Escola e ampliou sua atuação. Este é o sétimo ano de desenvolvimento do projeto, que mesmo durante a pandemia contou com participação remota nas unidades de ensino. Além disso, desde 2019, o programa foi estendido à Rede Estadual de Ensino. A expectativa é contemplar mais de mil alunos durante as 60 palestras até o final do ano. O Defesa Civil na Escola tem como objetivo alinhar a teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, criatividade e inovação contribuindo na preparação da comunidade para enfrentamento de eventos adversos na cidade.

Também é competência do órgão a prevenção e preparação para desastres, assistência e socorro às vítimas de calamidades, restabelecimento de serviços essenciais, reconstrução e restabelecimento da normalidade.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
COMPDEC - ITAJAÍ - Telefones: 199 / 3341-6199.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde