15/09/2023 13:57 Defesa Civil de Itajaí realiza sétima fiscalização de transporte rodoviário de produtos perigosos em 2023

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí (Compdec) promoveu a sétima fiscalização de transporte de produtos perigosos de 2023 nesta quinta sexta-feira (14). A ação preventiva ocorreu na Rua Benjamim Dagnoni, nº 595, no bairro Rio do Meio, das 9h às 16h. Ao todo, 32 veículos foram abordados, destes, três foram autuados no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e um foi apreendido.

O Município de Itajaí concentra um grande número de empresas que trabalham ou transportam esses produtos. Portanto, para realizar o transporte de produtos perigosos (inflamáveis, gases, combustíveis, produtos corrosivos, entre outros) é necessário seguir as regras de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Por isso, a documentação específica de transporte, simbologia dos veículos, conjunto de equipamentos para emergência e equipamentos de proteção individual para o motorista e ajudante são algumas das exigências mais importantes.

A fiscalização foi realizada em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC), Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), Polícia Militar Ambiental e Guarda Municipal de Itajaí (GMI).