NOTÍCIAS

DEFESA CIVIL DE ITAJAÍ PARTICIPA DA REUNIÃO DO COMITÊ DO PLANO DE AJUDA MÚTUA (PAM) COM ATO DE ASSINATURA DO SEU REGIMENTO

30/03/2023 18:37 DEFESA CIVIL DE ITAJAÍ PARTICIPA DA REUNIÃO DO COMITÊ DO PLANO DE AJUDA MÚTUA (PAM) COM ATO DE ASSINATURA DO SEU REGIMENTO

Superintendência do Porto de Itajaí realiza a 63a reunião do Comitê do Plano de Ajuda Mútua (PAM) com Ato de Assinatura do seu Regimento Interno

Paralelo ao evento, palestrante esclareceu a importância do PAM, seu funcionamento e organização

Nesta quarta-feira,29, a Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, realizou a 63a reunião do Comitê do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Complexo Portuário de Itajaí.

A solenidade contou com o Ato de Assinatura do Regime Interno do PAM e com uma palestra ministrada pelo profissional, João Carlos Hermenegildo, acerca da importância de existir uma organização de auxílio mútuo entre instalações portuárias e retroportuárias alfandegadas para situações de emergência.

“Esta é a primeira reunião do calendário do ano, e, todos os agentes envolvidos no PAM foram convidados para participarem do ato de assinatura do regimento interno, juntamente com uma palestra abordando sobre áreas de segurança, saúde e de protocolos, de acordo com regimentos da NR-29. Ver todos engajados por esta causa, nos aprimora ainda mais para servir quem estiver precisando numa situação de riscos”, explica a Coordenadora do Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (Coamb), Engª. Médelin Pitrez dos Santos.

O PAM é regulamentado pela norma de Segurança e Saúde na Atividade Portuária (NR-29), que objetiva estabelecer as medidas de prevenção em segurança e saúde no trabalho portuário e suas diretrizes para o gerenciamento de riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. Exemplos como capacitação para trabalhadores em casos de incêndios, explosões, vazamentos de produtos perigosos, poluição e/ou acidente ambiental, queda de trabalhadores ao mar/rio e socorro a acidentados, são alguns métodos aplicados.

Os representantes dos TUPS, órgãos e instituições parceiras como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros de Santa Carina, Delegacia da Capitania dos Portos e Cesportos/SC também compareceram ao evento. No decorrer, foi evidenciada a importância do treinamento dos integrantes do PAM, o seu funcionamento e os seus principais pilares.

“O Complexo Portuário se orgulha de fazer parte de um serviço de auxílio mútuo como o PAM devido a sua proporção enquanto complexo e seus envolvidos na Região da Foz do Rio Itajaí-Açu. O compartilhamento dos recursos colabora para uma solução mais efetiva entre os terminais, assim como uma organização inteligente entre órgãos e instituições parceiras na hora de conter possíveis conflitos e emergências”, esclarece o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Dessa forma, o PAM serve para a melhor organização em um cenário de emergência que extrapole a capacidade de recursos, mapeando – em conjunto com os Terminais de Uso Privado (TUPs), órgãos e institutos parceiros – estratégias, equipamentos e materiais de segurança e prevenção compartilhados entre si para melhor eficiência e organização ao solucionar acidentes.

“Caso algum dia aconteça algum problema, já trabalhamos em cima da prevenção, e por isso estamos preparados para fazer o combate na intenção de que traga o mínimo desgaste, vítima e sacrifício possível. É interesse das empresas em fazer parte do Plano de Ajuda Mútua (PAM). Os terminais, empresas e Corpo de Bombeiros devem participar ativamente cumprindo aquilo que está no estatuto e regimento do PAM. Se tudo isso for feito, com certeza será um sucesso”, comenta João Carlos Hermenegildo, palestrante que ministrou durante a 63a reunião do comitê.

 

 

Fonte: SECOM/SPI.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde