Dia Mundial da Água é comemorado com a 10ª edição do Juntos pelo Rio

22/03/2023 17:59 Dia Mundial da Água é comemorado com a 10ª edição do Juntos pelo Rio

Evento acontece neste sábado (25) e está com as inscrições abertas através do link: https://siaiap37.univali.br/elis4/login

As inscrições para a 10ª edição do Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti continuam abertas. O mutirão, que acontece em alusão ao Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado nesta quarta-feira (22), conta com voluntários que auxiliam no recolhimento de resíduos das margens dos rios, para conscientização sobre a preservação da água e o combate à dengue. O evento é coordenado pelo Município de Itajaí, através do Porto e do Semasa, e acontecerá neste sábado (25), das 8h às 12h.

A ação também é um dos legados de sustentabilidade da The Ocean Race, já que a iniciativa foi idealizada na primeira passagem da regata por Itajaí. A ação acontece quatro dias antes da abertura da Ocean Live Park, no Centreventos.

A última edição, em 2022, mobilizou mais de 1.200 voluntários e recolheu em torno de cinco toneladas de lixo por terra e pelo rio, em Itajaí e Navegantes. Duas toneladas eram de material reciclável, a maioria plástico e garrafas de vidro. Outros municípios também já aderiram à ação. Este ano, Blumenau atua simultaneamente com o Movimento Nosso Rio.

O Juntos Pelo Rio, que já envolveu mais de seis mil voluntários que recolheram mais de 90 toneladas em nove edições, também conta com as oficinas de Educação Ambiental e uma blitz educativa com informações sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Essa ação acontece em frente a Associação Náutica de Itajaí- ANI, durante o mutirão de limpeza.

Como participar:

As inscrições para participar do mutirão podem ser realizadas através do site da Univali, neste link: https://siaiap37.univali.br/elis4/login Os interessados deverão selecionar em qual dos pontos desejam fazer o check-in e retirar seu kit de voluntário. Serão dois pontos principais de início: a Marina Itajaí e o estacionamento do Molhes da Barra. Neste site, também será possível receber o certificado de participação após o evento.

Os interessados em participar do mutirão com sua embarcação devem se inscrever pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone (47) 3341-8065, na Coordenação de Meio Ambiente, Segurança no Trabalho e Sustentabilidade da Superintendência do Porto de Itajaí.

O evento também contará com monitoramento da Marinha do Brasil, Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí e Bombeiros Voluntários de Navegantes, para garantir a segurança de todos os participantes.

Recomendações:
Aos voluntários:
• Usar calça e sapato fechado.
• Levar recipiente para água.
• Evitar uso de acessórios.
• Protetor solar e boné/chapéu.
• Usar repelente.

Voluntários com embarcação:
• Portar documento do barco (entregar cópia).
• Documentação do Piloto (entregar cópia)
• Coletes salva-vidas conforme a capacidade do barco

Município de Itajaí, Porto, Semasa, Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Gerência de Controle de Zoonoses, Recicla Itajaí, Maersk, Ambipar Response, APM Terminals, Braskarne, Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), Eco Litoral, Eco Análises, Usina Litoral, Royal Cargo, Instituto Crescer, Allber, Poly Logística, Univali, Escola Politécnica da Univali, Medlog, Equilibrios, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Agenda 21, Unificado, Allog, Marina Itajaí, Itamirim, CTIL, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, BR Partners, Sacolão Direto do Campo, Cetric, Câmara de Vereadores Itajaí, Bompack, Inoven, Valle Ambiental, Hobby Share, Gomes da Costa, SC Portos, Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI), Marinha do Brasil, IFSC, NGI Sul, Vale Indústria, VS Operador Logístico, Trocadeiro, Cooperfoz, Comitê da Bacia do Itajaí, OGMO, Barra do Rio, Projeto de Monitoramento de Praias - Bacia de Santos, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Itajai Sailing Team, Portonave, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí e Bombeiros Voluntários de Navegantes.