BOLETINS METEOROLÓGICOS

Risco de temporal isolado nos próximos dias e chuva significativa entre terça e madrugada de quarta

10/03/2013 15:00

Apesar do predomínio de sol em boa parte do Estado neste domingo, as condições atmosféricas continuam instáveis e as pancadas de chuva com trovoadas retornam para a maioria das regiões entre a tarde e noite. Nas regiões entre Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí, atenção para risco de deslizamentos devido aos volumes de chuva significativos que ocorreram entre sexta e sábado.

 

Esse quadro de instabilidade se estende para o início da semana, com pancadas de chuva, por vezes moderada a forte, com acumulados significativos que podem superar 100mm.

 

Alerta para risco de alagamentos e deslizamentos, especialmente na terça e madrugada e manhã de quarta-feira. Há também risco de temporais isolados com ventania e granizo.

 

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

 

Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitarias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

 

Alagamentos, inundações e enxurradas: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil para avaliação.

 

FONTE: Epagri/Ciram (www.ciram.epagri.sc.gov.br). 

Aguarde